Típica do nordeste brasileiro, a carne de sol, denominada também carne de vento e carne do sertão, é um método de conservar alimentos de origem animal salgando-se e secando-se, em local coberto e bem ventilado, peças de carne, em geral bovina.
A técnica começou a ser usada no Brasil no século 17, segundo Costa. Ela mistura práticas dos índios, que secavam as carnes no fogo, e dos portugueses, que trouxeram o costume de usar o sal como conservante. Hoje em dia, ainda é usada no interior de estados do Nordeste, onde há um sol pra cada um.
Típica da região Nordeste, a carne de sol é preparada após a adição de uma fina camada de sal ao corte bovino. Depois do processo, a peça é colocada em local coberto e bem ventilado para a secagem.
A carne seca surgiu porque nos tempos antigos não existiam métodos de conservação dos produtos. ... São mantas de carne, em geral carne bovina, submetidas a processo de salga, e empilhadas em lugares secos, para desidratação e melhor conservação.
Vale até como curiosidade. Típica do nordeste brasileiro, a carne de sol, denominada também carne de vento e carne do sertão, é um método de conservar alimentos de origem animal salgando-se e secando-se, em local coberto e bem ventilado, peças de carne, em geral bovina. Apesar do nome, em geral, não vai ao sol.
Carne-de-sol:
Sabor nordestino: carne de sol caseira em 5 passos
A carne-seca pode ser feita com qualquer tipo de carne bovina ou suína, mas o recomendado é que sejam utilizados os seguintes cortes no preparo: contrafilé, coxão mole, coxão duro e braço bovino. Seu tempo de preparo é longo, se pretende utilizá-la, se planeje e deixe-a pronta com antecedência.
Modo de preparo Cubra os dois lados com 1 kg do sal. Deixe descansar por 24 horas; Depois, escorra a salmora, seque a carne e cubra com o outro 1 kg de sal; Espere mais 24 horas, retire da salmora e deixe a carne pendurada em local ventilado para finalização da secagem que dura em média 5 dias.
Coloque a carne num bowl e cubra com água. Leve ao refrigerador e troque a água a cada 3 ou 4 horas. Faça isso pelo menos 3 vezes.
Método Rápido:
Modo de Preparo
2- Método “urgente”
Pode parecer bem contraditório, mas você sabia que outra maneira de dessalgar a carne-seca é colocando um pouco de sal? Sim! Aqui, tudo o que você precisa é lavar a carne para tirar o excesso de sal, cobrir com água fria e acrescentar 1 colher (sopa) de sal (para cada 250 g de carne) antes de levar ao fogo.
Simplesmente, água. Em sopas, ensopados e outras receitas à base de líquidos, adicionar um pouco de água será o suficiente para diluir a concentração de sal. Cuidado, porém, para não deixar aguado demais. Para evitar isso, adicione um pouco de amido de milho à sopa como espessante.
Você pode usar batatas para remover um sabor excessivamente salgado dos assados de carne de porco. Corte a batata em fatias de 6 mm e coloque-as dentro do assado. Cubra o porco com as fatias finas e coloque mais fatias em torno do fundo da panela, cobrindo os sucos. Continue cozinhando de acordo com a receita.