Quando falamos de Economia Solidária, o conceito é diferente. O objetivo é criar atividades económicas sustentáveis, geridas na base da cooperação entre os seus trabalhadores/as, numa perspetiva de desenvolvimento local e de construção de outras relações sociais, emancipadoras e equitativas.
É considerada economia solidária todas as iniciativas de desenvolvimento social e econômico de forma conjunta. ... Outros exemplos de economia solidária são as usinas de reciclagem, os centros de tecnologia, empreendimentos de artesanato local e outras ações que são referência de desenvolvimento local.
A Economia Solidária (ES) é uma resposta dos trabalhadores às consequências do crescimento desenfreado do capitalismo industrial. Esse movimento surgiu na Inglaterra no século XIX, chegou ao Brasil no final do século XX, mas realmente se intensificou a partir da década de 80.
Empreendimentos de Economia Solidária são as diversas formas concretas de manifestação da Economia Solidária, ou seja, grupos de pessoas que produzem e comercializam seus produtos com base nos princípios da Economia Solidária.
O cooperativismo se divide em categorias que ilustram suas funções no mercado, como as cooperativas de consumo, de crédito, de compra e venda e de produção. O grande diferencial das cooperativas vinculadas à perspectiva da economia solidária e não configuradas como empresas capitalistas é o modo de sua administração.
Como funciona o pagamento Na empresa solidária, os sócios não recebem salário, e sim retirada, que varia conforme a receita obtida. Os sócios decidem coletivamente em assembléia se as retiradas devem ser iguais ou diferenciadas. Muitas empresas solidárias fixam limites entre a menor e a maior retirada.
Enfim, a solidariedade remete à idéia de um comprometimento com o coletivo. Concluindo, percebe-se que o perfil ideológico de solidariedade expressa os valores e princípios fundamentais de Economia Solidária, a saber, igualdade, participação, solidariedade e união.
A Economia solidária pode ser compreendida como uma maneira diferente de vender, trocar, comprar e produzir os materiais e produtos necessários a nossa sobrevivência. O seu conceito diferencia-se também por já extinguir a exploração e a destruição do meio ambiente.
Segundo Gaiger (2000), a economia solidária reúne as seguintes características: os empreendimentos solidários buscam combinar a eficiência e a viabilidade com as práticas dos princípios cooperativos e democráticos, procuram a autonomia de gestão com responsabilidade e envolvimento social e a obtenção de resultados ...
Resposta. Economia solidária é definida como o "conjunto de atividades econômicas – de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito – organizadas sob a forma de autogestão. ... Seus princípios são autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário.
Resposta Esperada: O avanço na formação das associações decorre d o aprofundamento das desigualdades geradas pelo desenvolvimento capitalista e tem como função o enfrentamento das desigualdades e a luta por igualdade social.
Conheça quais são a seguir.
Uma cooperativa de crédito (ou cooperativa financeira) é uma associação de pessoas, sem fins lucrativos, com natureza jurídica própria, integrante do Sistema Financeiro Nacional e destinada a propiciar crédito e produtos financeiros exclusivamente a seus associados.
Os bancos, por sua vez, operam com o público em geral. Outra diferença é que os bancos captam clientes, os quais não fazem nenhuma intromissão sobre os rumos da instituição. Já a cooperativa é formada por associados, e cada um é “dono” autorizado a participar das decisões de gestão desse grupo.