Cédula: 2 reais, 5 reais,10 reais, 20 reais,50 reais,100 reais e 200 reais. Moedas: 1 centavos, 5 centavos,10 centavos,25 centavos,50 centavos e 1 real.
Moedas mais usadas no mundo
No início da civilização, o comércio era na base do escambo, ou seja, na troca de mercadorias. Só no século VII a.C. que surgiram as primeiras moedas feitas de ouro e prata. A princípio, essas peças eram fabricadas em processos manuais e muito rudimentares, mas já refletiam a mentalidade e cultura do povo da época.
O real já era conhecido como “réis” naqueles tempos. A partir da Proclamação da República, a moeda continuou sendo o real, com a emissão de novas cédulas. Mil réis era praticamente o nome da moeda, já que ela valia mil dos antigos reais do império.
Roma teve a sua primeira moeda oficial por volta de 335 a.C. o (aes Grave ou aes Librale), de forma redonda com indicação de valor e cunhagem oficial. Em 268 a.C., Roma passa a emitir moedas em prata sendo esta a fase conhecida como Denário Romano.
A moeda-mercadoria é a moeda cujo valor corresponde a própria mercadoria da qual ela é feita. Ou seja, o produto em questão é aceito como se fosse dinheiro. No entanto, é fundamental que o produto seja de aceitação geral para que possa ser transacionado como moeda.
Cruzado
ALTERAÇÕES NA MOEDA BRASILEIRA A PARTIR DE 1942