Compartilhe! O etanal, também denominado aldeído acético ou acetaldeído, é um líquido incolor, de odor característico, volátil, tóxico e inflamável. É empregado como solvente e na fabricação de álcool etílico, ácido acético e cloral (tricloroetano).
Dentre o vasto número de compostos dessa natureza, aquele de menor peso molecular possível, recebe o nome de aldeído fórmico, de formaldeído ou de formol, e apresenta nomenclatura oficial, segundo a IUPAC, de metanol. ... A fórmula molecular desse aldeído é HCHO.
Etil-propil-cetona.
Assim, o nome da cetona em questão será pentan-2-ona.
São formadas pela oxidação de álcoois secundários, onde um átomo de hidrogênio (ligado ao oxigênio) é retirado e o átomo de oxigênio passa a fazer uma ligação dupla com o carbono da cadeia. ... Cadeias com mais de dez carbonos levam a cetonas sólidas e insolúveis em água.
O álcool está ligado somente a carbonos com ligações saturadas; O enol está ligado a um carbono com ligações insaturadas; O fenol é quando o "OH" está ligado a um anel aromático.
Em química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos semelhantes. O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional é denominado Função Orgânica.
Podemos definir grupo funcional como um agrupamento de átomos que aparece na estrutura da cadeia carbônica e que é responsável pela semelhança no comportamento químico de uma série de compostos.
Alguns grupos funcionais são: hidrocarbonetos, éter, éster, álcoois, cetona, aldeído, aminas, amidas, ácidos carboxílicos, entre outros.