As samambaias costumam crescer nas florestas tropicais úmidas, mas também se desenvolvem em outros lugares quentes e úmidos onde haja bastante sombra. Poucas espécies de samambaias são encontradas em locais secos e frios. Muitas samambaias crescem em troncos e galhos de árvores.
As pteridófitas são um grupo de plantas vasculares e sem sementes que possuem como representantes principais as samambaias e avencas.
musgos
10 cm
O fator é a ausência de tecidos condutores de seiva, portanto elas não podem ter um tamanho muito maior que 2cm pois a seiva circula por difusão, ou seja, passa pelas células.
As briófitas são plantas avasculares, isto é, não possuem vasos condutores para transporte de seiva bruta e elaborada pelo seu corpo. ... A ausência dos vasos condutores restringem o tamanho e o hábitat destes vegetais, de pequeno porte e encontrados em locais úmidos ou de água doce.
Ainda que sejam os primeiros indivíduos presentes no ambiente terrestre, as briófitas são altamente dependentes de água, tanto para o transporte de nutrientes quanto para reprodução. Por isso, são encontradas, geralmente, em ambientes úmidos, próximos a locais de água-doce e com sombras.
Briófitas: por serem avasculares (não possuírem vasos), são extremamente dependentes da água, ou seja, o ambiente ideal para elas são lugares úmidos, como pântanos e rochas próximas á rios. Pteridófitas: são vasculares, então não dependem tanto da água como as briófitas, mas ainda dependem da água para a reprodução.
Porque elas precisam de água pra se reproduzirem, já que seus anterozóides (gameta masculino) nadam até a oosfera, local onde ocorre a fecundação.
Nas briófitas, eles estão ausentes, e o transporte de água e nutrientes é feito de célula em célula, por difusão – um processo muito lento. Nas pteridófitas, por outro lado, a seiva corre por vasos condutores, são plantas vasculares, o que garante maior velocidade no seu transporte ao longo de todo o vegetal.
O Reino Vegetal (Plantae, Metaphyta ou Vegetabilia) é composto por seres vivos eucariontes e autótrofos – que produzem o próprio alimento. As plantas, representantes desse reino, possuem diversos tamanhos, que vão desde os pequenos musgos até as gigantes sequoias.