Por meio do MAT, Stanislavski foi instrumental na promoção do novo drama russo de sua época – principalmente a obra de Anton Chekhov , Maxim Gorky e Mikhail Bulgakov – para audiências em Moscou e em todo o mundo; Ele também encenou produções aclamadas de uma ampla gama de clássicos russos e europeus joga.
Palavras-chave: ensaiador; diretor; encenador; dramaturgia; cena. ... coletivo teatral que opera exatamente nessa fronteira entre o trabalho do ensaiador e a passagem para o trabalho dentro dos princípios do que se impôs mais tarde como moderno diretor teatral.
Constantin Stanislavski
A metodologia de Stanislavski mostra que para construir um personagem deve-se começar pelo reconhecimento do papel que é a percepção das sensações individuais do ator sobre a história do personagem que vai representar.
Constantin Sergeevich Alexeiev(nome de batismo), em russo: Константин Сергеевич Алексеев, mais conhecido por Constantin Stanislavski, em russo Константин Станиславский (Moscou, 5 jul./ 17 de janeiro de 1863 greg. — Moscou, 7 de agosto de 1938) foi um ator, diretor, pedagogo e escritor russo de grande destaque entre os ...
Ação física é a unidade de trabalho do ator em seu instrumento, o si mesmo. Essa ação, como palavras em um poema, notas em uma música, torna-se linguagem nem cena, linguagem própria à cena, que não busca representar a realidade cotidiana, mas cria uma rea- lidade no aqui e agora do acontecimento do teatro.
Ação física, uma energia por tempo ou uma quantidade de movimentos , ação corporal , reversões entre consciência e movimentos.
A ação corporal atua como uma ferramenta onde o indivíduo se expressa através do próprio corpo, podendo ser de uma linguagem comunicativa ou introspectiva.
O conceito de teatro épico diz respeito a um teatro didático que procura uma distanciação entre personagem e espectador para que este seja capaz de refletir e apreender a lição social proposta. Propõe que o espectador seja um observador crítico capaz de se indignar com as injustiças quotidianas. ...
Os seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatral, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo (tal como Paulo Freire pensou a educação) e do teatro. ...
A base do Teatro do Oprimido é a exploração de situações de opressão e a valorização da capacidade criadora e criativa de todas as pessoas, através da sua ativação enquanto sujeitos. A ativação das pessoas pretende-se para além do palco e é isso que faz com o Teatro do Oprimido seja um método para a emancipação.
A Árvore do Teatro do Oprimido representa a estrutura pedagógica do Método que tem ramificações coerentes e interdependentes. ... Cada técnica que integra o Método é fruto de uma descoberta, é uma resposta a uma demanda efetiva da realidade.