Antropofagia é um ato ritual de comer uma ou várias partes de um ser humano. Os povos que praticavam esse ritual faziam pensando que, assim iriam ter a vingança do seu povo morto pelo bando do prisioneiro.
Na literatura, define-se manifesto como um texto de natureza dissertativa e persuasiva, uma declaração pública de princípios e intenções, que objetiva alertar um problema ou fazer a denúncia pública de um problema que está ocorrendo, normalmente de cunho político.
O manifesto é um texto argumentativo que objetiva convencer o interlocutor sobre o seu ponto de vista. É um texto que apresenta um cunho social muito forte e pode ser escrito em nome de uma única pessoa ou de um grupo que tenha um ideal em comum.
Use uma linguagem clara e concisa. Não inclua linguagens específicas demais do mundo artístico. Evite, também, usar um vocabulário complexo. Seu manifesto deve parecer real e genuíno. Seu manifesto deve incluir informações que não possam ser absorvidas apenas ao observar sua arte.
Busca trazer de volta os princípios que dão identidade ao Brasil. De qualquer uma das formas, os manifestos publicados no decorrer da história da arte dialogam com a cadeia produtiva da cultura de sua época e traduzem as perspectivas e emergências da nova geração.
Um manifesto de arte é uma declaração pública das intenções, motivos ou visões de um artista ou movimento artístico. Manifestos são uma característica padrão dos vários movimentos da vanguarda modernista e ainda são escritos hoje.
O manifesto situa-se entre os denominados gêneros argumentativos, cujo objetivo é convencer o interlocutor por meio de argumentos considerados aceitáveis. Por meio deste tipo de texto, uma determinada pessoa ou um grupo se posiciona frente a uma problemática, seja ela social, política, cultural ou religiosa.
Manifesto Comunista
Karl Marx
O Manifesto comunista ou Manifesto do partido comunista é um documento escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, fundadores do Socialismo científico, e publicado em 21 de fevereiro de 1848 para orientar a ação dos trabalhadores durante o surgimento dos movimentos operários.
Foi para a imprensa em 1848. Este documento histórico pretendia, de acordo com Marx e Engels, definir o comunismo como a "apropriação real da essência humana pelo homem e para o homem", apresentando-se como um projeto de futuro e realizando a "passagem do reino da necessidade para o reino da liberdade".
Como um movimento político, o sistema comunista teve governos, em regra, com uma preocupação de fundo para com o bem-estar do proletariado, segundo o princípio "de cada qual segundo as suas capacidades, a cada qual segundo as suas necessidades".
O objetivo era conscientizar os trabalhadores das suas condições sociais, históricas; conscientizá-los de que o que os impediam de ter uma vida digna e boa eram as relações de trabalho às quais estavam submetidos, e que, isto poderia ser rompido quando eles abandonassem a ideologia da qual eram prisioneiros, a ...
(PUC-Minas) O chamado socialismo científico, formulado por Marx e Engels no século XIX, propunha: a) a superação do capitalismo pela ação revolucionária dos trabalhadores, aglutinados em torno de uma organização de pessoas livremente associadas.
Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, propondo-se a construir uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método ...
O socialismo utópico é uma corrente do socialismo muitas vezes descrita como a apresentação de visões e contornos para as sociedades ideais imaginárias ou futuristas, com ideais positivos sendo a principal razão para mover a sociedade em tal direção.
científico é aquele de Marx e Engels, em que eles apontam os meios para se chegar ao socialismo, O utópico é aquele que só idealiza a sociedade igualitária, mas não aponta meios para se chegar lá... (Saint Simon, Owen, Proudhon, etc.)
Socialismo real é o que existe até hoje em um reduzido número de países e que foi praticado ao longo do século XX. Já o socialismo ideal é aquele que não foi colocado em prática, que se limitou apenas à imaginação.