A caveira é frequentemente relacionada com a morte, e por isso é um símbolo usado muitas vezes para indicar coisas negativas ou nocivas, como substâncias tóxicas ou situações que causam risco de vida. A sua simbologia remete para a mudança ou transformação na vida de alguém, como o princípio de uma nova etapa ou ciclo.
A “Faca na Caveira” é o símbolo da tropa de Comandos do Brasil, é utilizada para caracterizar a Companhia Independente de Operações Especiais do Tocantins (CIOE), um grupo de elite da Polícia Militar que adota táticas especiais em ocorrências de alta complexidade.
Muitos já brigaram para chegar a um consenso sobre o significado, mas o mais aceito é que a caveira dizia que ele era um pirata e o osso é o balanço de entre a vida (o coração) e a morte (a adaga).
Exu Caveira é uma falange de exus da Umbanda e da Quimbanda. É uma das entidades mais cultuadas dentro da religião umbandista. ... No entanto, enquanto Tata Caveira trabalha nos sete campos da fé, o Exu Caveira trabalha "nos mistérios da geração, na calunga" (cemitério).
O Exu Caveira trabalha com a cura material e espiritual. Atua como médico curador. É ligado aos curandeiros cablocos e caboclas, xamãs. Um grande lugar de atuação na maioria das vezes é nos hospitais.
O orixá Exu é uma das entidades da religiosidade afro-brasileira cercada por um acalorado debate teológico. Para alguns, ele é compreendido como uma entidade desprovida de valores morais que pode fazer o bem ou o mal desde que seja previamente recompensado.
Cada um dos 16 orixás – as entidades cultuadas no candomblé e na umbanda – corresponde a um ou mais santos católicos. ... Claro que a associação não é exata: ao contrário dos santos católicos, os orixás são entidades com virtudes e defeitos, e seus seguidores acreditam que eles conhecem o destino de cada um dos mortais.
Em diversos templos e casas, é dia de celebração à Oxóssi, o orixá que faz sincretismo com São Sebastião no Rio. Oxóssi é considerado o rei das matas, das caças e da fartura.
São Sebastião é o protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra. Oxóssi é o orixá masculino iorubá responsável pela fundamental atividade da caça.