Amidas são substâncias nitrogenadas que apresentam uma carbonila (C=O) ligada a um nitrogênio (N). O nitrogênio das amidas pode apresentar um ou dois radicais ligados a ele. Podem ser classificadas em primárias, secundárias (monossubstituídas) ou terciárias (dissubstituídas).
A nomenclatura oficial das aminas é feita escrevendo-se a palavra “amina” como sufixo, e os prefixos são dados pelo grupo orgânico ligado ao nitrogênio. As aminas são compostos orgânicos provenientes da substituição de um ou mais hidrogênios da amônia (NH3) por grupos orgânicos.
As amidas estão presentes em nosso organismo de diversas formas, como nos aminoácidos e na ureia. Elas são utilizadas na indústria para a produção de medicamentos, plásticos e suplementos alimentares para animais.
- Amina primária: possui apenas um de seus hidrogênios substituídos por um grupo alquila ou arila. - Amina secundária: possui dois de seus hidrogênios substituídos por dois grupos alquila ou arila. - Amina terciária: possui seus trêS hidrogênios substituídos por três grupos alquila ou arila.
As aminas possuem caráter mais básico que os compostos oxigenados, porque o nitrogênio é menos eletronegativo que o oxigênio e, dessa forma, ele é capaz de compartilhar o seu par de elétrons com maior facilidade que o oxigênio.
Ambos possuem em sua estrutura o grupo funcional carbonila (C = O), com a única diferença de que, no caso dos aldeídos, ela sempre aparece na extremidade da cadeia carbônica, ou seja, um dos ligantes do carbono da carbonila é o hidrogênio; já as cetonas possuem a carbonila entre dois outros átomos de carbono.
O Reagente de Benedict é uma solução de sulfato de cobre, carbonato de sódio e citrato de sódio em água. É usado para detectar a presença de certos tipos de carboidratos conhecidos como açúcares redutores. ... O reagente é usado no teste de alimentos e para detectar a glicose na urina, que pode ser um sinal de diabetes.