Tanto a pesquisa qualitativa quanto a quantitativa têm por preocupação o ponto de vista do indivíduo: a primeira considera a proximidade do sujeito, por exemplo, por meio da entrevista; na segunda, essa proximidade é medida por meio de materiais e métodos empíricos (KNECHTEL, 2014).
Siga as dicas abaixo para realizar a pesquisa de campo no trabalho de conclusão de curso:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome ou iniciais do autor. Título do livro: subtítulo (se existir). Edição. Local: Editora, ano.
7 passos para fazer sua pesquisa de mercado
Estudos observacionais permitem estudos que não podem ser realizados com outros métodos de pesquisa. Ao executar este método de estudo, o pesquisador evita problemas relacionados à ética ou às dificuldades apresentadas por um grande projeto.
Por exemplo, em uma pesquisa na qual se quer estudar algum aspecto de um grupo de alcoólatras, não há a possibilidade de induzir um grupo a tornar-se alcoólatra, então o estudo é observacional e inclui o grupo que já era alcoólatra e um grupo de não alcoólatras como grupo controle.
Epidemiologia: definição e objetivos A Epidemiologia é definida como o estudo da distribuição e dos determinantes das doenças ou condições relacionadas à saúde em populações especificadas. Mais recentemente, foi incorporada à definição de Epidemiologia a “aplicação desses estudos para controlar problemas de saúde”.
São aqueles estudos que o pesquisador manipula o fator de exposição (a intervenção), ou seja, provoca uma modificação intencional em algum aspecto do estado de saúde dos indivíduos, através da introdução de um esquema profilático ou terapêutico.
Identificam-se, no momento, como as principais áreas de prática de Epidemiologia voltadas para a atuação dos serviços de saúde: o estudo da situação de saúde; a vigilância de doenças e outros agravos à saúde; e a avaliação dos serviços de saúde.