Teddy Dwerg. O Teddy Dwerg é uma das raças mais peludas, e portanto, é um dos coelhos mais dóceis e calmos. São coelhos que encantam a qualquer um. Vale alertar que é um coelho que exige que o dono tenha um tempo para cuidar da pelagem dele por pelo menos uma vez por semana.
Dóceis e silenciosos, eles são opção para quem tem pouco espaço. Criatórios na região vendem coelhinhos por valores entre R$ 80 e R$ 250. Uma opção aos animais de estimação convencionais, a procura por mini coelhos tem aumentado.
Para descobrir se o animal ainda vai crescer é necessário saber o tamanho da raça dele. Caso não tenha certeza se o coelho é um adulto de raça pequena ou o filhote de uma raça grande, tire fotos dele semanalmente e compare-as.
Infelizmente, para os tutores, esse não é o caso dos dentuços domésticos, sendo difícil reconhecer um coelho doente....
A tularemia é uma doença infecciosa rara que também é conhecida como febre do coelho, já que a forma mais comum de transmissão é através do contato das pessoas com o animais infectado.
Um coelho pode dar batidinhas nos dentes ao ser acariciado, do mesmo modo que um gato ronrona. Alguns fazem tal barulho quando estão se sentindo seguros e felizes na casinha ou gaiola. Se o coelho está batendo os dentinhos, sinal de que ele gosta de você.
Quanto aos tremores de causa não patológica, os coelhos podem tremer quando estão muito empolgados, curiosos ou felizes. ... Além disso, assim como acontece conosco e com outros animais, um coelho também pode soluçar de vez em quando, dando a impressão de tremor.
Você sabia que não existe vacina para Coelhos no Brasil De fato existem duas vacinas para coelhos, uma que previne a mixomatose e a outra que previne a doença hemorrágica viral, ambas doenças extremamente sérias, que afetam diversos animais, principalmente na Europa e apresentam mortalidade próximas de 100%.
Coelhos podem se acomodar em cercadinhos ou gaiolas, e precisam de comedouro, bebedouro, banheiro e brinquedinhos. A gaiola deve permitir que o coelho fique em pé sobre as patas traseiras sem atingir a cabeça no topo, precisa ter espaço para os demais acessórios e deve ser mantida em uma área fresca e bem ventilada.
Um vermífugo bastante indicado entre os criadores é o Mebendazol, comumente encontrado em farmácias. Prefira vermífugos com sabor (framboesa ou laranja, por exemplo), pois será melhor aceito pelo coelho.
Como ensinar? Escolha o local que o coelho já utiliza para fazer as necessidades, pois será sempre mais fácil levá-lo a urinar e defecar nos locais que ele próprio já elegeu para o urinar. Coloque uma caixa em cada uma das áreas que ele tem à disposição, caso não ocupe um espaço único.
Não se esqueça de se preocupar com a higiene. Coelhos costumam ir ao banheiro com frequência. Se planeje para limpar o local que ele urina e defeca ao menos uma vez por dia. Existem gaiolas e cercados para serem o cômodo destes animais, mas é sempre bom lembrar que quanto maior o espaço, mais feliz o animal ficará.
Aplique 1/2 xícara de vinagre e 1/2 xícara de álcool no piso, espalhe com vassoura e deixe agir por 5 minutos. Passe pano molhado.
Coelhos são fáceis de serem treinados, afinal são criaturas muito inteligentes. Um excelente método é o treinamento do clicker – o mesmo usado para treinamento de cães. ... Estes truques ensinarão o seu coelho a, além de entender que ele deve merecer as coisas, te pedir uma espécie de “por favor”para ganhar seus prêmios.
Segure um petisco pequeno na frente dele e levante-o até que ele veja ou sinta o cheiro. Diga "Sentado", enquanto ergue o petisco lentamente. Elogie o coelho e dê o petisco quando ele sentar. Depois de repetir isso algumas vezes, espere mais tempo para dar o petisco ao coelho.
Coleira para coelho: o melhor peitoral para o orelhudo.
Quando o coelho vier sempre que você chamar, comece a chamá-lo de mais longe ainda. Troque o petisco por brinquedo ou carinho. Na hora certa, quando o coelho for chamado, recompense o animal com um brinquedo, por exemplo. Use comida de vez em quando para manter a associação.
Deixe-o ficar à sua volta. Sente-se no chão, a fim de que você e ele fiquem no mesmo nível. Espere-o ficar curioso e aproximar-se para farejá-lo. Tão logo ele faça isso, dê-lhe um petisco. Dê um novo petisco a cada vez que ele voltar até você, e assim se criará na mente do coelhinho uma boa associação a seu respeito.
Por exemplo, se você quer que ele suba no seu colo quando chamado, pode dividir em 3 partes: responder o seu comando, subir no sofá (ou cadeira), aninhar-se em seu colo. Outro ponto que deve ser enfatizado é que o comando deve ser sempre o mesmo, as variações o deixará confuso e não será produtivo.
O barulho mais agradável é o barulho dos dentes , às vezes chamado de ronronar; um coelho vai estalar os dentes de trás em um barulhinho agradável.
Aproxime-se cuidadosamente do coelho.
A Associação Veterinária Britânica alerta: deixar o seu coelho sozinho causa frustração e medo. Isso porque coelhos são animais sociais, que precisam ter contato com outros bichos da mesma espécie. “Coelhos precisam da companhia de outros coelhos e nunca devem ser deixados sozinhos.
Um coelho pode morder por várias razões, como quando ele está com medo, porque ele foi tocado de repente ou, às vezes, simplesmente para mostrar sua afeição. Se ele faz isso de maneira agressiva, poderia ser uma demonstração de que ele está angustiado, o que pode até ser causado pela falta de esterilização.
Embora isso realmente possa acontecer em alguns casos (como parada cardíaca, por exemplo), na grande maioria das vezes, a morte “repentina” é decorrente de algum problema de saúde que o coelho já tinha e que não foi observado ou detectado.
É muito comum filhotes ariscos no primeiro dia em casa, mas depois de algumas semanas eles já devem perder esse hábito. Se o seu filhote não perdeu esse hábito, foge de você, não aceita carinhos, ele pode ter sofrido um trauma muito grande que o impede de confiar em pessoas.
O coelho quando está estressado pode ter fome e sede em excesso. Mais um sintoma que pode indicar que seu coelho está estressado são seus movimentos. Observe se ele quase não está movendo-se, ou se ele está rodeando algum espaço.