Aprender história é construir a possibilidade de transformar-se. A aprendizagem histórica é um processo que começa com o confronto entre a realidade que sabemos e algo novo que descobrimos ou mesmo uma nova maneira de se encara a realidade, passando a um conceito novo, consciente e crítico.
No campo da História, a teoria permite que o pesquisador exponha, embora de provisoriamente, determinadas ações da so- ciedade com base num prisma (LE GOOF, 2008).
Os professores entendem que o Ensino de História nos Anos Iniciais é relevante, pois através deste a criança começara a construir e perceber que acontecimentos que já se passaram influenciam e, estão de alguma forma, presente em sua vida ou no meio em que vive e convivem.
Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mão, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de atenderem às necessidades de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva.
O estudo da História da Educação é importante devido o seu potencial formativo, autor reflexivo e cognitivo. ... Segundo Libânia Xavier, as principais fontes de estudo da História da Educação são: documentos oficiais, como séries legislativas, relatórios, pareceres, projetos de Governo, discursos de autoridades politicas.
A apropriação do aprendizado de História permite ao aluno, portanto cidadão, o desenvolvimento social, cultural, crítico, científico, tornando os sujeitos de hoje, ainda crianças, futuros homens preparados para enfrentar os meios socioculturais, prontos a assumir suas ambições e responsabilidades como adultos.
Os PCNs para o ensino médio apontam uma observação aprofundada sobre as temáticas e conceitos que já se mostraram em outros anos, apesar disso têm como objetivo central a preparação para a cidadania, ou seja, há uma responsabilidade em organizar a formação da cidadania com o conhecimento e domínio dos conceitos ...
A História como disciplina escolar surgiu na Europa, nos fins do século XIX e através dos tempos teve, e continua tendo, papel relevante na formação e preparação dos sujeitos para a vida social, através de suas experiências didáticas, o ensino de História auxilia na construção da democracia e da cidadania.
História é uma disciplina passível de múltiplas abordagens - que até há pouco tempo não estavam em sala de aula, mas que hoje devem ser vistas com destaque. Por isso, tornou-se premente o trabalho com diversas fontes e o relacionamento do passado com o presente para que se entenda que contra fatos há, sim, argumentos.
Resposta. A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. ... Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa.
A importância da cronologia para a história é a de estabelecer ligações entre os fatos, permitindo conhecer a relação de causalidade (causa e efeito) entre os acontecimentos históricos. Sem a cronologia, a história seria um grande quebra-cabeças indecifrável. Um exemplo disso é a origem do Brasil que vivemos hoje.
O inicio da história se deu a partir do surgimento da escrita com os sumérios. O que vem antes disso é chamado de pré história.
O marco inicial da história humana é a invenção da escrita pelos Fenícios em cerca de 4.
A História, enquanto ciência e campo de estudo do ser humano, surgiu na Grécia Antiga, e Heródoto é considerado seu “pai”. Esse título a Heródoto deu-se pelo fato de que ele foi o primeiro a identificar a História como um campo de pesquisa e estudo.