É um músculo longo e bilateral do pescoço, que funciona para flexionar o pescoço tanto lateralmente como anteriormente, bem como para girar a cabeça contralateralmente ao lado da contração.
Na anatomia humana, o esternocleidomastoideo ou esternocleidomastoideu (do latim Sternocleidusmastoideus) é um músculo da face lateral do pescoço, na região anterolateral. É o principal flexor do pescoço. Largo e robusto, é constituído, no tramo torácico, por duas “cabeças”: a esternal e a clavicular.
Para exercitá-lo, sente em uma posição reta, coloque o braço direito atrás das costas e, gentilmente, puxe a cabeça na direção do ombro esquerdo, com a mão esquerda. O alongamento será sentido do lado direito. Mantenha por 30 segundos, volte à posição inicial e repita para o outro lado.
Platisma: origina-se da fáscia e pele sobre o peitoral maior e deltóide e se insere na borda inferior da mandíbula e pele da região facial (parte inferior). Tensiona a pele do pescoço; desloca os ângulos da boca para baixo; ajuda na depressão mandibular.
O músculo platisma ou músculo subcutâneo do pescoço é um músculo do pescoço. Representa um músculo superficial, ocupando grande parte anterior do pescoço.
Sua ação é de elevar e tracionar a pele do pescoço e do ombro, auxiliando no abaixar a mandíbula, abaixar o lábio inferior e o ângulo da boca. Além disso, possui a capacidade de ajudar na expressa facial ou mímica, do horror e surpresa na face.
Os Músculos do Membro Inferior Durante a manutenção da postura e a locomoção, a inserção distal geralmente encontra-se fixa e a inserção proximal encontra-se móvel; por exemplo, a ação predominante do músculo glúteo médio é estabilizar a pelve, em vez de abduzir o quadril.
Músculos dos Membros Superiores
Músculos do Membro Superior
Pronador redondo É o maior dos músculos pronadores, e possui duas cabeças. A cabeça umeral origina-se da linha supracondilar medial do úmero, e a cabeça ulnar do processo coronoide da ulna. O músculo se insere na superfície lateral anterior da diáfise do rádio.
Os membros inferiores assim como os superiores apresentam vários movimentos, dentre os principais estão:
Em conjunto, elas permitem os movimentos de deslizamento, adução e abdução, flexão e extensão, rotação e circundação.
possam se movimentar. O nosso esqueleto é formado por muitos ossos que se articulam uns com os outros, entrando em contato pelas juntas e unindo-se pelos ligamentos, o que lhes dá a possibilidade de movimento.
COMO SÃO REALIZADOS OS MOVIMENTOS Através dos músculos e que executamos o movimento. O cérebro recebe as informações através dos sentidos e envia as ordens para os músculos fazerem os movimentos necessários. Assim, o cérebro realiza a coordenação dos movimentos.