O maracujá, muito famoso por sua belíssima flor, é polinizado pelas abelhas de grande porte, entre elas a Centris (foto/fototeca Cristiano Menezes), Bombus e Xylocopa, conhecidas respectivamente como Abelhas de Óleo, Mamangavas e Carpinteiras. Breno orienta: “é preciso outras abelhas porque as Apis não polinizam tudo.
Outra medida para atrair as mamangavas é a colocação toras de madeira mole, troncos de árvores ou bambu nos quais os insetos irão construir seus ninhos. ... A ação dos insetos polinizadores, dentre eles as mamangavas Xylocopa spp. (Hymenoptera: Anthophoridae), é de fundamental importância para o sucesso da cultura.
acetato e citronellal repeliram completamente tanto as abelhas africanizadas quanto as Xylocopa, não devendo ser utilizado em cultivos comerciais. O girassol (Hellianthus annuus) e o cosmos (Cosmos sulphureus) podem ser utilizados como alternativas para afastar a abelha A. mellifera das flores do maracujá.
- O maracujá doce deve sempre ser colhido na planta, pois não ocorre a abscisão natural. Tanto para o maracujá amarelo ou roxo, quanto para o maracujá doce, o ponto de colheita é evidenciado quando os frutos começam a mudar a cor da casca (para amarelo ou roxo).
6 a 9 meses
“A média nacional de produção de maracujá gira em torno de 14 toneladas por hectare. A genética BRS de maracujá azedo tem potencial pra produzir acima de 50 toneladas por hectare, o que significa um ganho muito grande.
Dica: um truque para saber se o maracujá está maduro e perfeito para ser usado é se ele aguenta uma leve pressão na casca. Com os dedos, dê uma leve apertada no maracujá, se ele romper ou estiver super-rígido não compre. Ele deve segurar a pressão, mas cedendo bem de leve. Faça diversas receitas com o maracujá!
Se houver uma desidratação inicial, a planta pode se recuperar, desde que o coleto (região de transição das raízes com o caule) não tenha sido danificado e desenvolvido doenças. Antes e depois do transplante, no entanto, o solo deve ser irrigado adequadamente.
O primeiro passo para o controle da antracnose é evitar a entrada do patógeno na área de plantio. Essa medida pode ser realizada utilizando sementes sadias e o tratamento de sementes com fungicidas.