Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes. E por falar em significado, cabe-nos ressaltar que esse é um fator preponderante na construção de nossos discursos – na oralidade e, principalmente, na escrita.
A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Observe os exemplos: 1- O compositor escreveu a letra da canção para seu filho.
Possuem a mesma grafia e o mesmo som. Por exemplo: Eu cedo este lugar para a professora.
Os parônimos são as palavras que se assemelham na grafia e na pronúncia, entretanto, diferem no sentido. ... A seguir, alguns exemplos de palavras parônimas: Absolver (perdoar) e absorver (aspirar) Apóstrofe (figura de linguagem) e apóstrofo (sinal gráfico)
A homonímia apresenta lexema com a mesma forma, mas há uma diferença no significado. Na polissemia, há apenas um lexema para vários significados.
substantivo feminino Representação escrita de uma palavra ou de um som. Modo pessoal de escrever à mão; caligrafia: sempre teve uma linda grafia. Sistema usado para grafar as palavras em relação às letras e sinais diacríticos deste sistema; ortografia: a grafia russa usa o alfabeto cirílico.
O que é Grafia: A palavra grafia é um radical de origem grega (gráphein) que significa escrita. É um termo usado na formação das palavras, por exemplo: Biografia – é a historia escrita da vida de uma determinada pessoa.
Não correcto ; errado. 2. Indelicado. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: incorreto.
Fazem parte da ortografia o uso dos sinais gráficos e de pontuação e a crase. Já a gramática significa o conjunto de prescrições e regras que determinam o uso considerado correto da língua escrita e falada. ... Afinal, "orto" quer dizer correto e "grafia", escrita.
Parte da gramática que ensina a escrever corretamente as palavras. Ortografia é o conjunto de regras da gramática normativa que define a forma correta da escrita das palavras na norma culta padrão de uma língua. ... A ortografia se encarrega de determinar o uso correto das letras e dos sinais de acentuação e de pontuação.
As convenções ortográficas preveem que todo usuário da língua reconheça o alfabeto como sistema de representação gráfica de sinais sonoros. Postula a necessidade de se escrever ortograficamente palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas.
O hífen é um sinal gráfico cujas funções estão associadas a uma infinidade de ocorrências linguísticas, Entre essas funções, podemos citar: ligar palavras compostas; fazer a junção entre pronomes oblíquos e algumas formas verbais; separar as sílabas de um dado vocábulo; ligar algumas palavras precedidas de prefixos etc ...
De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Segundo depreendo, o hífen deve ser utilizado em prefixos, sufixos, compostos e translineação, não devendo ser colocado espaço nem antes nem depois do mesmo. Mas relativamente ao travessão fica a dúvida...
Exemplos com hífen - segunda palavra começa com a mesma letra
Palavras compostas são formadas por dois ou mais termos que, unidos, formam um termo com outro sentido, equivalendo a uma só palavra. Veja a diferença nas frases a seguir: O atual primeiro-ministro de Israel é Benjamin Netanyahu. O primeiro ministro a chegar à reunião foi Joaquim Levy.
O simples é aquele formado por apenas uma palavra. Já o composto, como o próprio nome diz, é formado a partir da junção de duas ou mais palavras. Há substantivos compostos que se escrevem sem hífen e outros que se escrevem com hífen.
A nova palavra composta é formada a partir da junção de duas ou mais palavras simples ou radicais e possui um significado próprio. ... Ocorre a junção de dois ou mais radicais, sem que haja alteração desses elementos formadores.
Radical é o elemento que contém o significado básico de uma palavra e a partir do qual pode constituir-se uma família de palavras. Ao contrário da raiz, ele não concentra sua significação de um aspecto diacrônico (histórico), e sim sincrônico (independente da raiz histórica).
No processo de composição por aglutinação, há junção de duas ou mais palavras com perda ou troca de letras e fonemas. Exemplo: plano + alto = planalto ---> a vogal O de "plano" foi suprimida.
Significado de Justaposição substantivo feminino Reunião de palavras que se juntam para formar uma nova palavra como: girassol, passatempo. [Gramática] Sequência de frases que são colocadas uma ao lado da outra sem conjunções que as conectem; parataxe.
Justaposição: ocorre a junção de duas ou mais palavras ou radicais, sem que haja alteração desses elementos formadores, ou seja, mantêm a mesma ortografia e acentuação que tinham antes da composição, havendo apenas alteração do significado. Ex.: Para-raios, corre-corre, guarda-roupa, segunda-feira, girassol.
Justaposição- Junção de duas ou mais palavras ou radicais, onde não ocorre alteração fonética. Aglutinação- Também junção de duas ou mais palavras , com o objetivo de formar uma terceira palavra, porém uma delas ou as duas sofrerão alguma mudança na sua forma ganhando ou perdendo letras.