A batata (Solanum tuberosum L.) é nativa da América do Sul, da Cordilheira dos Andes, e foi consumida por populações nativas em tempos remontos há mais de 8.
A batata é um tubérculo pertencente à família das Solanaceae. Surgiu nos Andes e nas Ilhas Chilenas, foi levada para a Europa no século XVI e tornou-se base da alimentação, além de ser um dos vegetais mais utilizados nas Américas do Norte e do Sul, principalmente por grandes redes de fast food.
As fibras e antioxidantes presentes na batata-doce promovem a saúde intestinal. Quando cozida e resfriada, também fornece amido resistente, um tipo de amido que ao passar pelo intestino grosso alimenta as bactérias benéficas. Por isso, atua como um prebiótico e melhora o funcionamento intestinal.
Além de poder ser consumida antes do treino para dar energia, ela também pode ser utilizada na refeição pós treino, que deve ser rica em proteínas para recuperar o músculo e estimular a hipertrofia. Para isso, deve-se consumir a batata doce com fontes magras de proteínas, como frango grelhado e claras de ovo.
Como usar a batata doce para ganhar massa muscular A proporção ideal desses nutrientes é de 4:1, ou seja, é preciso ingerir 4 vezes mais a quantidade em gramas do carboidrato em relação a proteína quando o objetivo é construir massa muscular.
Ela é muito indicada nos lanches, principalmente no período da tarde”, ressalta. Com baixo índice glicêmico, o alimento ajuda a controlar, por exemplo, a vontade de comer doce.
Mas, quantas calorias devemos consumir para conseguir engordar um quilo? Cerca de 8 mil calorias ingeridas equivalem a 1.