A câimbra é um espasmo muscular, ou seja, uma contração involuntária de um ou mais músculos, que pode acontecer após os exercícios intensos, durante a noite ou a qualquer momento, em caso de desidratação ou falta de magnésio, por exemplo.
Alongar o músculo em espasmo é, geralmente, a providência mais efetiva. Quando as cãibras se manifestam nas pernas, a pessoa deve ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida. Se não conseguir ficar em pé, deve sentar-se, e esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos.
As principais causas das cãibras nas pernas incluem: Falta de oxigênio no músculo ou de excesso de ácido lático, o que é comum durante a atividade física; Falta de minerais no organismo como magnésio, cálcio ou sódio, especialmente quando esta falta ocorre à noite durante o sono.
A cãibra é uma contração parcialmente involuntária dos músculos que ocorre em função do desequilíbrio hidroeletrolítico da área onde a dor aparece, ou seja, quando sentimos cãibra, nosso organismo está dando sinais de que é preciso repor a água e os sais minerais, como potássio e sódio, nesta região.
Um ótimo remédio caseiro para cãibra consiste em comer 1 a 2 bananas e tomar água de côco ao longo do dia. Isto ajuda devido à quantidade de minerais, como magnésio, por exemplo, que são fundamentais para evitar o aparecimento de cãibras.
Alongamento e massagem: Alongar o músculo em espasmo e massagear a área afetada com movimentos circulares são técnicas fundamentais para promover o relaxamento da musculatura e alívio da dor. Quando as câimbras se manifestam nas pernas, a pessoa deve ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida.
Cãibras são contrações involuntárias dos músculos que costumam surgir após exercício físico intenso, refeições e até mesmo durante o sono. Apesar de a panturrilha ser um alvo preferencial do incômodo, as repuxadas podem atingir também abdômen, coxa, pés, mãos e pescoço.
Aprenda 4 soluções caseiras para tratar a cãibra