O soprano, com a escala de 33 cm, também chamado de standard é o original e também mais tradicional. O concert, com escala de 38 cm, foi criado na década de 1920, como uma modificação do soprano, com um braço mais longo. O tenor, que tem a escala com comprimento de 43 cm, foi desenvolvido logo em seguida.
Soprano: o menor e mais indicado para iniciantes. Ele possui em média 53 cm. Seu som é mais agudo e a afinação é em GCEA: a quarta corda é Sol, a terceira corda é Dó, a segunda corda é Mi e a primeira corda é Lá. Por ter os espaços da casa menor, ele é excelente para crianças.
Existem quatro tipos principais de ukulele:
Como Escolher o Melhor Ukulele
A resposta para essa pergunta vem do timbre e da tocabilidade. Um corpo maior significa um timbre também maior. O Ukulele tenor e concert costuma ter um timbre mais quente, rico e mais ressonante que os soprano, que tem um tamanho menor. Os dois modelos também produzem um som com mais volume e grave.
ukulele concert
A afinação Em relação à afinação: os ukuleles soprano e concert têm a mesma afinação, já o tenor é um pouquinho mais grave. O barítono tem o som mais diferente, bastante encorpado, parecido com o de um violão.
À primeira vista, o ukulele é menor, mais manobrável, fácil de transportar e muito mais leve que um violão. ... Para aprender a tocar um instrumento de cordas, a escolha do ukulele no nível básico pode ser a mais assertiva, porque aprendê-lo é muito mais fácil. Por um lado, o ukulele é composto de apenas quatro cordas.
Os Ukuleles mais baratos são feitos de madeira compensada laminada, sendo em alguns casos com o tampo feito de uma madeira superior maciça, como o Abeto ou o Mogno. Outros, mais caros, são feitos inteiramente de madeiras maciças, como Mogno ou Koa.
Confira os 4 instrumentos mais fáceis de tocar
Você deve tocar a nota, sem pressionar nenhuma casa, e ver o tom que ela está emitindo. Se o tom não for correspondente ao tom das cordas, que você pode ver na figura acima, você deve ajustar utilizando as tarraxas.
Hey Pai (Simplificada) da Isadora Pompeo no Ukulele!
Tom: C C C F Deus enviou seu Filho amado C Am Bb G Pra me salvar e perdoar C C F Na cruz morreu por meus pecados C Am Dm G C G Mas ressurgiu e vivo com o Pai está C E F Porque ele vive posso crer no amanhã C Am Bb G Porque Ele vive temor não há C C F Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida C Am Dm F C F Está nas mãos ...
O ukulele de corda padrão dos modelos Soprano, Concert e Tenor têm a afinação GCEA.
Como afinar o ukulele?
A afinação padrão pode ser feita nos ukuleles sopranos, concert e tenor. Ela é feita em C, com cordas afinadas em G C E A. Porém, uma característica interessante do Ukulele é o uso de uma afinação reentrante, em que a quarta corda é mais fina que a terceira, sem alterar a nota, mas com uma oitava acima.
O ukulele (especialmente o soprano) por ser um instrumento pequeno, não possui a necessidade de ter um pino de correia acoplado. A maneira “correta” de segurá-lo é utilizando o seu braço direito como um “ninho” e segurá-lo contra o corpo, dando a sustentação necessária.
Como afinar um ukulele? Clica “Ligar” em baixo do afinador. Permite acesso ao uso do microfone. Toca cordas soltas no teu ukulele e afina-as de acordo com a afinação de A4, E4, C4, G4.
As notas do ukulele são notas isoladas (ex: uma corda do ukulele quando tocada separadamente), e um acorde de ukulele é quando tocamos mais de três notas ao mesmo tempo, ou seja, um conjunto de notas. As cifras representam os acordes, e não as notas.
Essa forma de fazer o acorde E é bem parecida com a maneira 2. Mas lembre-se que para fazer assim, você precisa abafar a corda A (a primeira corda de baixo para cima) com o mindinho. Eu não acho essa forma de fazer o E tão bonita como as outras, mas pode quebrar um galho às vezes.
180 acordes para ukulele soprano, concert e tenor Na imagem acima você confere 180 acordes para ukulele.
Como Ler Cifras (e um ótimo truque para memorizá-las)
Pautada acima do pentagrama, a cifra propõe cada conjunto. A, B, C, D, E, F, G – representam as doze fundamentais. Lá, si, dó, ré, mi, fá e sol. E que podem ser alteradas em um semitom ascendente ou descendente, respectivamente sustenido e bemol.
Na hora de escrever a cifra, coloque-os, preferencialmente, em cima das vogais. Observe que os acordes desta cifra estão posicionados precisamente em cima das sílabas onde são tocados e que estão também em cima das vogais. Com isso, os músicos vão entender o momento exato de fazer a troca de acordes na música.
O que você deve fazer aqui é encontrar uma ou duas notas Dó em cada corda, no braço todo. Depois que achar toque falando e memorize somente ela. Quando terminar de decorar todos os Dós pelo braço vá para a nota Ré e assim por diante, até ter decorado todas as notas naturais pelo braço inteiro.
No braço do violão encontramos traste ou traços e entre eles os espaços ou casas, o violão tem geralmente 12 espaços ou casas desde a pestana do braço até a divisa do braço com o corpo ou caixa de ressonância do instrumento.
Repare que a décima segunda (12º) casa do violão (instrumentos de corda) possui uma marcação especial, que pode ser duas bolinhas ou uma marcação maior e mais específica. ... Esta localização no meio do braço do instrumento te ajudará a enxergar muito melhor e mais rápido o final do braço.
Sobre a numeração das cordas do violão, o certo é contar de baixo para cima (a corda mais aguda é a primeira e a corda mais grave é a 6ª)....A nota de cada corda é a seguinte:
Partindo da sexta corda solta, temos então o Mi grave (E) e:
Nome das Partes do Violão e Suas Funções