Para satisfazer a esse objetivo, as demonstrações contábeis proporcionam informação da entidade acerca do seguinte: (a) ativos; (b) passivos; (c) patrimônio líquido; (d) receitas; (e) despesas; (f) outras alterações nos patrimônio líquido; e (g) fluxos de caixa.
Segundo o item 10 do CPC 26, o conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:
Demonstrações contábeis são a representação estruturada de informações contábeis históricas, incluindo notas explicativas relacionadas […]. As notas explicativas relacionadas geralmente compreendem um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações.
As demonstrações contábeis obrigatórias são: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); Demonstração do Valor Adicionado (DVA); e, Demonstração ...
As demonstrações obrigatórias nesse caso são:
Alguns exemplos de usuários da contabilidade são: os fornecedores, os investidores, o governo, os funcionários e os bancos. De um modo geral, podemos dividir estes usuários em dois grandes grupos, quais sejam os usuários internos e os usuários externos.
Sob a ótica contábil, usuários são as pessoas físicas, jurídicas, órgãos governamentais e demais entidades, que utilizam a Contabilidade para obter informações, se interessam pela situação da empresa e buscam nos instrumentos contábeis suas respostas.
Usuários internos são aqueles que estão diretamente relacionados à atividade rotineira da empresa e utilizam os dados contábeis em suas funções.
A contabilidade gerencial é processo de identificação, mensuração, análise e comunicação de informações financeiras utilizada pela administração para planejamento e controle de uma empresa, para assegurar o uso apropriado de seus recursos.
A contabilidade gerencial pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, como a contabilidade financeira, a de custos e a análise das demonstrações contábeis, que, quando combinados, fornecem informações valiosas para o processo de tomada de decisão nas empresas.
Ajudar na elaboração de metas e objetivos e na tomada de decisão ao trazer informações reais e atualizadas. Permitir uma melhor comunicação entre os níveis de gestão da empresa. Controlar de forma mais assertiva o custo da produção, o que aumenta os lucros e melhora os resultados.