Quais são os principais sintomas de estresse?
Alguns dos sintomas do estresse emocional são: ansiedade excessiva, cansaço contínuo, mau humor, dores de cabeça constantes, tristeza e angústia frequentes, variação de humor, agitação, irritação, insônia, desmotivação, gastrite nervosa, diarréia, aumento de peso, medo, falha na memória, falta de paciência, baixa ...
Veja a seguir as 7 principais doenças causadas pelo estresse:
Estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o corpo para a ação física.
O estresse e a ansiedade manifestam-se através de alguns sintomas, como:
Sintomas para identificar um ataque de ansiedade
Transtorno Obsessivo-compulsivo(TOC) Transtorno de Estresse Pós-traumático. Transtorno de Ansiedade Generalizada....1. Transtorno do Pânico
Quais os tipos de ansiedade existentes?
Em pessoas com Ansiedade Generalizada, a preocupação geralmente é irreal ou desproporcional para a situação. A vida diária torna-se um constante estado de preocupação, medo e pânico.
O ataque de ansiedade é um indicativo grave da ansiedade crônica, portanto, é imprescindível procurar ajuda após a primeira experiência. Caso contrário, o quadro clínico pode se agravar e originar outros transtornos relacionados à ansiedade ou depressão.
Sintomas de ansiedade Mas a ansiedade afeta o nosso corpo, mente e desempenho de várias formas: Sintomas emocionais: tristeza, nervosismo, irritabilidade, Sintomas fisiológicos: coração acelerado, sensação de formigamento, falta de ar, sudorese, tontura, dor de cabeça, dores musculares, insônia.
Já no ataque de pânico há uma supervalorização de alguns sinais vitais, com sensação de falta de ar e aceleração dos batimentos cardíacos, que levam a pessoa a uma ansiedade extrema em que há uma sensação de morte eminente.
Nos momentos de ansiedade, podem surgir sintomas físicos que vão além das dores musculares:
Quando não tratada, ansiedade em excesso pode comprometer qualidade de vida. Tontura, sensação de fraqueza, taquicardia, formigamento nas mãos e pés e, sobretudo, um aperto no peito. Esses são sintomas que podem aparecer por conta de uma série de enfermidades, mas também pode se tratar de ansiedade.
Mas não é: dá mesmo para morrer de amor. ... A dor de amor tem até um nome, chama-se Cardiomiopatia de Takotsubo. É uma espécie de infarto, só que sem nenhuma artéria bloqueada. Pacientes com sinais de cardiomiopatia sentem dores no peito e os exames de eletrocardiograma mostram as mesmas mudanças.
A Insônia Familiar Fatal, como é chamada, é uma condição genética rara que ainda não é totalmente conhecida. O que se sabe é que, depois da primeira crise, o paciente geralmente morre em um intervalo de menos de um ano.
Diogo Kallas Barcellos, o estresse libera hormônios que podem prejudicar bastante o coração. “Quando nos sentimos tristes e estressados, nosso corpo libera substâncias e hormônios como adrenalina e cortisol, causando aumento na pressão arterial, taquicardia, aumento nos níveis de glicose e mal colesterol.
A dor no coração é quase sempre associada ao infarto. Essa dor é sentida como um aperto, pressão ou peso sob o peito de duração de mais de 10 minutos, que pode irradiar para outras regiões do corpo, como costas, e geralmente está associada com formigamento nos braços.
Geralmente, ao sentir pontadas no coração, o primeiro pensamento é de que seja indício de um infarto. Porém, existem várias outras condições que possuem esse sintoma, desde problemas intestinais até uma crise de ansiedade.
Dizer que o coração não dói é um mito que erradamente é repetido. O coração dói e qualquer queixa de dor súbita pode ser um sinal de enfarte do miocárdio. O enfarte agudo do miocárdio (vulgarmente conhecido como "ataque cardíaco") é uma verdadeira emergência médica.
A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.
Buscar atividades prazerosas, companhias que tragam novas conversas, sem ficar falando apenas do passado, fazer uma atividade física, meditar, viajar. "Cuide de si, retome aquele projeto esquecido, trace metas para novos objetivos", ensina Stravogiannis.
Como é a dor do infarto? Tipicamente os sintomas do infarto são uma dor no meio ou à esquerda do peito, tipo aperto, pressão ou peso, muitas vezes com irradiação para o braço esquerdo, mandíbula e/ou costas.