Dia 5 de outubro é considerado o dia de Ossain na Umbanda, um orixá misterioso considerado o “Senhor do segredo das folhas”. Conheça um pouco sobre ele e uma poderosa oração para rezar em outubro.
Os filhos desse Orixá são ótimos julgadores, pois eles nunca usarão sua emoção para decidir algo, serão sinceros e analisarão o contexto de forma racional e justa. Não são muito bons com relacionamentos sociais, pois não fazem questão alguma de saber da vida alheia e muito menos entra em uma fofoca. Possuem uma grande energia interna e mesmo com sua aparência esguia são capazes de realizar muito mais coisas do que aparentam.
Xangô, forte e guerreiro, queria tomar de Ossain o posto de maior conhecedor das folhas. Ele observou os passos deste orixá e viu que ele colocava em um cabaça todas as espécies de plantas e pendurava em um galho de Iroko. Sem ter alcance à cabaça, Xangô pediu à sua esposa, Yansã, que mandasse uma forte tempestade, com intenção de derrubar a cabaça e conhecer as folhas que lá estavam. Yansã mandou uma chuva fortíssima que derrubou árvores inteiras, e é claro, derrubou a cabaça de Ossain.
Yansã então enviou uma tempestade muito forte que arrancou grandes árvores pelas raízes e espalhou as folhas que estavam na cabaça para todo lado. Os Orixás saíram correndo para pegá-las, cada um tornou-se conhecedor de algumas folhas, mas Ossain continuou a ser o único a ter o domínio de todas, pois elas já faziam parte de seu Axé e só ele era o rei absoluto para invocar seus poderes.
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Tem como hobbies ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.
Ossain – também chamado de Ossaim – é o orixá das plantas sagradas e milagrosas e através delas consegue realizar a cura de diversos males. É um orixá originário dos Iorubás que defende as curas naturais, a utilização da natureza para uma vida mais saudável.
IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.
Um certo dia, Xangô, que é um Orixá de caráter forte e guerreiro, achou que todos deveriam conhecer os segredos das ervas e também deter todo o conhecimento de Ossain em relação às folhas.
O seu símbolo é a haste de ferro no formato de um leque com 6 pontas, em seu centro está o Pássaro do Poder que pode ir a todo lugar e trazer relatos. Essa simbologia é a representação do poderoso axé de Ossain que além de curandeiro é também feiticeiro.
As homenagens para São Benedito são feitas no mesmo dia dedicado a Ossain, 5 de outubro. No mesmo dia, a Umbanda faz um ritual que recebe o nome de “Sasanha” ou “Sassayin”, quando se retira a energia vital das plantas – o sumo, considerado o “sangue vegetal”. É com esse “sangue” que se faz a purificação de objetos sagrados e do corpo dos iniciados, levando renovação e equilíbrio para as Casas de Umbanda. Nesse momento, o Orixá é entoado com cantigas dedicadas também às folhas e florestas.
Ossain é o pai das plantas sagradas e milagrosas. Possui o poder sobre qualquer tipo de vegetação e delas consegue extrair as curas de todos os males. É o defensor da saúde e auxilia todos aqueles que buscam uma vida saudável.
Leia também: Espiritismo e Umbanda: será que existem diferenças entre elas?
Seu sincretismo é com São Benedito, um Santo da Igreja Católica, negro, protetor dos escravos e afro descendentes. Benedito nasceu em uma família de escravos na Itália, viveu com voto de pobreza entre os eremitas por 17 anos, andando descalço e dormindo nas ruas e mesmo após iniciar a sua jornada como cozinheiro em um convento, não perdeu a sua humildade e sempre levava comida escondida para os pobres e mais necessitados do que ele.
É um dos Orixás mais misteriosos da Umbanda e tem um comportamento bastante reservado. Entre todos os outros Orixás, Ossain não tem nenhum relacionamento com os demais e é o que menos se sabe sobre a vida. No sincretismo religioso, é relacionado com São Benedito.
São Benedito nasceu em 1526, na ilha da Sicília, Itália. Seus pais eram Cristovão Manasceri e de Diana Larcan, um casal de escravos vindos da Etiópia que não queriam ter filhos para não gerar mais escravos. Sabendo disso, o senhor do casal prometeu a eles a liberdade caso tivessem um filho. Assim, eles tiveram Benedito e como prometido, a família foi libertada.
É raro encontrar os filhos de Ossain, pois assim como o orixá eles são pessoas reservadas e misteriosas. Muito inteligentes, não julgam ninguém à primeira vista, são pacientes e analisam as características dos outros, calado. São muito curiosos e desde sempre querem saber o porquê de tudo, gostam de investigar possíveis caminhos, descobertas e são muito dados aos estudos. Detestam a pressa e pessoas ansiosas, fazem tudo com muita calma, analisando nos mínimos detalhes. Na maior parte das vezes, prefere trabalhar sozinho do que em grupo.
“Meu pai, mestre! Meu Senhor, do Desconhecido! Que as encruzilhadas das dúvidas, sejam afastadas de minha vida. Que o seu pássaro voe, À chegada de meu espírito, Meu pai, mestre e senhor das Folhas! Que as folhas de Outono, possam alegrar a minha alma, que as folhas de primavera, possam enfeitar o meu destino, que as folhas do Inverno, me cubram com sua proteção, que as folhas de verão, me tragam sabedoria e conforto, meu pai, mestre e senhor das curas! Que seu pássaro cante 3 vezes, para levar minha saudade. Que seu pássaro cante 7 vezes, para levar minha dor. Que seu pássaro cante eternamente, para receber seu amor. Ewê ô!”
Ossain é um Orixá misterioso e reservado, não se sabe muito sobre sua vida e não possui nenhum relacionamento anunciado como os demais Orixás, acredita-se que ele já se envolveu com Yansã, mas que possui maior afinidade com Oxóssi e ambos têm preferências e gostos muito parecidos, estão sempre em sintonia. Ele não faz parte do panteão Jeje como muitos acreditam, pois é originário dos Iorubás.
Foi aí que Xangô admitiu sua derrota e reconheceu que as folhas deveriam ficar aos cuidados de Ossaim. Depois do ocorrido, Ossaim para cada Orixá uma folha com seus segredos e encantamentos, mas não revelou para ninguém os seus maiores segredos.
Também são muito racionais e frios nas decisões que tomam, demonstrando uma invejável capacidade de discernimento. Além disso, assim como o Orixá, são reservados e nunca opinam em questões que não lhes dizem respeito.
Conta-se que Benedito nasceu em uma família originária da Etiópia que foi escravizada na Sicília, Itália, por volta de 1526. Anos mais tarde, seus pais foram libertos por seus senhores e a família continuou a vida livre, porém pobre no país. Acredita-se que ele trabalhou como pastor de ovelhas e lavrador.