Caso seja necessário citar mais de um artigo ou parágrafo, dever-se-á utilizar a abreviação “Arts.” para artigos e dois símbolos “§§” para parágrafos (Arts. 2º e 3º; §§ 9º e 10).
No caso de título, seção e inciso, que são escritos em algarismos romanos, e de capítulo - seja em algarismo romano ou arábico, como numa tese ou livro -, quando o numeral vem depois do substantivo faz-se a leitura em cardinal, como se houvesse a palavra "número" entre eles: Título [nº] I (um), Seção VIII (oito), ...
A palavra origina-se numa expressão latina que significa "vamos juntos", "vai comigo" ou "vem comigo" onde vade é "Vamos", "vem" ou "vai" em português, e mecum significa "comigo" ou "juntos". Em Direito refere-se a um compêndio das obras básicas para serem consultadas facilmente.
Além do caput, as outras partes dos artigos são parágrafos, incisos e alíneas. Se o artigo dispuser de apenas um parágrafo ele será denominado “Parágrafo único”. ... Os incisos, por outro lado, estão simbolizados por algarismos romanos e podem constar logo após a cabeça do artigo ou após o texto principal do parágrafo.
1o Os artigos devem ser designados pela forma abreviada "Art.", seguido de algarismo arábico e do símbolo de número ordinal "o" até o de número 9, inclusive ("Art. 1o", "Art. 2o", etc.); a partir do de número 10, segue-se o algarismo arábico correspondente, seguido de ponto ("Art. 10.", "Art.
1) Quanto à estrutura da lei: o trecho em negrito é chamado de: * 1 ponto. ... d) justificação, que explica o motivo da lei. 2. Na leitura da numeração de decretos, portarias, leis, artigos e outros textos considerados oficiais empregamos: *
Na citação direta, a lei deve ser “copiada” como de origem para o trabalho. Nesta modalidade de citação você não deve alterar nenhum aspecto do que aparece na lei. Ao final da menção, é necessário incluir nome do autor e o ano da lei entre parênteses.
Onde seria o “nome do autor” usa-se a jurisdição da lei;
Para fazer uma citação direta, é necessário o uso de aspas e o nome da pessoa a quem se atribui a citação. Ex.: Como disse o filósofo francês Rousseau, “o Homem nasce bom e a sociedade o corrompe”. b) Citação indireta: Neste caso, as aspas não são necessárias, mas devemos dar o crédito ao autor da citação.
Para citar trechos de música na redação você deverá fazer o uso de aspas, bem como, deverá fazer a referencia do autor da música. Ao fazer uma referenciação deve-se ter cuidado, pois ela deve estar dentro do contexto a fim de ter coerência e coesão.