No período anterior à guerra, conhecido como Belle Èpoque, a Europa viu o sucesso do capitalismo industrial e os seus países mais poderes (França, Inglaterra e Alemanha) se estenderam por todo o globo terrestre, estabelecendo colônias na Ásia e na África.
De maneira geral, os principais fatores que contribuíram para o início da Primeira Guerra Mundial foram:
Ocorreram várias mudanças no mapa da Europa após a Primeira Guerra Mundial. O Império Britânico, por exemplo, perdeu o território da Irlanda em sua parte sul, com o tratado assinado em 1921. O Império Turco Otomano também sofreu consequências, sendo fragmentado com o Tratado de Sèvres.
Repentinamente, uma crise na região dos Bálcãs, envolvendo a pequena Sérvia e o Império Austro-húngaro, jogou a Europa e depois os demais continentes nos braços da morte. A guerra que aparecia inicialmente limitar-se ao Bálcãs espalhou-se como um campo em fogo pelo restante do globo.
Qual foi a causa da Primeira Guerra Mundial? O fato que deflagrou a Primeira Guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, e sua esposa no dia 28 de junho de 1914. O arquiduque e sua esposa foram mortos a tiros em Sarajevo, capital da Bósnia.
A Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, deixou milhares de mortos, incontáveis feridos e redefiniu o equilíbrio de poder mundial. As principais consequências deste conflito foram a ascensão dos Estados Unidos, a divisão do mundo entre capitalismo e socialismo e o surgimento da ONU.
Uma das principais consequências da Primeira Guerra Mundial foi o número de mortes. Ao todo, cerca de 13 milhões de soldados e civis morreram no conflito e outros 20 milhões foram feridos ou mutilados. ... Também na Alemanha, a sociedade civil sofreu imensamente com a guerra. Milhares de mortes foram causadas pela fome.