A utilização de indicadores sociais torna-se imprescindível, uma vez que se configura em um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas, que auxilia no trabalho de planejamento, implementação, execução, avaliação dos programas, projetos, ...
Os principais indicadores socioeconômicos são: PIB, renda per capita, IDH, Coeficiente de Gini, taxa de desemprego e a oferta de serviços públicos.
Sabe-se que os indicadores sociais são formas de se classificar e especificar os países. Dessa forma, grosseiramente, é possível definir se os países são desenvolvidos, emergentes ou subdesenvolvidos. ... 1:expectativa de vida: considerada como a média de vída de uma pessoa num país.
os indicadores são :Alfabetização,-->taxa de pessoas que sabem ler . Alimentação(importante para nosso corpo) saneamento básico( evitar doenças) índice de natalidade,(número de pessoas que morrem no ano) riqueza(ter acesso a tudo que é compravel ) ,expectativa de vida (é o tempo que uma pessoa dura no planeta terra ).
Quem são os responsáveis pela produção das informações que integram o sistema de indicadores sociais? ... No Brasil, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o órgão oficial responsável pela produção das estatísticas que compõem o sistema de indicadores sociais.