Gil Vicente é um dramaturgo tido como pai do teatro português. Foi o responsável por modificar o teatro do país, dividindo a arte da dramaturgia em antes e pós Gil Vicente. O palco e o cenário começaram a ser utilizados nas peças do escritor, que também interpretava nas comédias de sua autoria.
A sua obra tem uma vasta diversidade de formas: o auto pastoril, a alegoria religiosa, narrativas bíblicas, farsas episódicas e autos narrativos.
O teatro vicentino é o nome dado aos textos teatrais produzidos pelo dramaturgo português Gil Vicente durante o período denominado Humanismo (1434-1527). O teatro vicentino tem início em 1502, quando ele apresentou sua peça o “Monólogo do vaqueiro”, também chamado de “Auto da visitação”.
Gil Vicente não temia em apontar o que de errado via na sociedade de sua época, acreditava que era necessário restabelecer a moral e a religiosidade. Devido a isso se tem a denominação dos “autos de moralidade”. Assim, suas obras faziam o entretenimento nos ambientes da corte.
A intenção de Gil Vicente era escrever uma peça que tivesse como tema o ditado popular “mais quero um asno que me carregue a um cavalo que me derrube”. A peça não está dividida em atos, mas está estruturada em quatro partes principais.
O teatro vicentino tem como característica principal a sátira (de fundo moralista). ... Apesar de sua extrema religiosidade o alvo das sátiras de Gil era o clérigo que se entregava enlouquecidamente aos amores proibidos, a venda de indulgências, à depravação dos costumes, ao misticismo e ao mundanismo.
Podemos apontar que o que Gil Vicente denunciava em suas peças era a corrupção generalizada na sociedade, sua hipocrisia, os problemas sociais existentes, as desigualdades e como tudo isso se relacionava.
Escrita em 1517, durante a transição entre Idade Média e Renascimento, o Auto da Barca do Inferno, é uma das obras mais representativas do teatro vicentino. Como em tantas outras peças, nesta o autor aproveita a temática religiosa como pretexto para a crítica de costumes.
William Shakespeare
Desenvolveu-se, então, na Itália, o Humanismo, destinado a amadurecer no século XVI durante o Renascimento, com a criação de uma arte nova influenciada pela cultura clássica assim como por uma renovação tecnológica em grande escala, cujo reconhecido expoente é Leonardo da Vinci.
Seu nome, “Elisabetano”, decorre do fato de a maior parte de sua existência corresponder ao reinado da rainha Elisabete I, período de grande efervescência artística na Inglaterra, reflexo, em certa medida, do Renascimento Italiano.
O teatro existe a partir de um palco, tradicionalmente. ... Já o palco elisabetano, também chamado de palco isabelino, é aquele que tem o proscênio prolongado, com um segundo plano (muitas vezes coberto) onde existem algumas aberturas, tais como janelas. É um espaço fechado em que o público o circunda por três lados.
3000 pessoas
Resposta. O Globe original foi construído em 1599 época elisabetana, no borough de Southwark, numa área chamada Bankside, Na margem esquerda do rio Tâmisa, com as estruturas do primeiro teatro inglês – The Theatre -, erguido em 1576 pelo ator James Carbage e demolido em 1598 depois de ter sua licença cassada.
abril de 1564
23 de abril de 1564
52 anos (1564–1616)