Na divisão da herança, coloca-se peso 2 para o irmão bilateral e peso 1 para o irmão unilateral, fazendo-se a partilha. Assim, existindo dois irmãos bilaterais e dois irmãos unilaterais, a herança divide-se em seis partes, 1/6 para cada irmão unilateral e 2/6 (1/3) para cada irmão bilateral.
Irmão germano : aquele que, em relação a outro, tem o mesmo pai e a mesma mãe; irmão bilateral. Irmão legítimo : aquele que, em relação a outrem, nasceu da união de homem e mulher legalmente casados. ... Irmão uterino : aquele que, em relação a outrem, é filho apenas da mesma mãe, mas de pais diferentes.
Os irmãos bilaterais, são os nascidos do mesmo pai e da mesma mãe, já os unilaterais, são os irmãos que tem por ligação somente um dos genitores, pai ou mãe.
Irmãos bilaterais são aqueles que possuem mesmo pai e mesma mãe, já irmãos unilaterais são aqueles que possuem como semelhança somente o pai, ou somente a mãe. Exemplo: José e Maria são casados e possuem dois filhos, Pedro e João, porém José em um relacionamento anterior com Ana, teve um filho, chamado Joaquim.
Divisão de herança entre irmãos, sobre a visão dos irmãos (parentes bilaterais e colaterais) Caso o falecido não tenha filhos, pais ou cônjuge em vida, a herança será destinada aos seus parentes bilaterais (irmãos do mesmo pai e mesma mãe) e colaterais (irmãos só de pai ou só de mãe).
1.
A regra é simples: há uma ordem de preferência em que a existência de uma classe exclui as demais. Os primeiros que terão direito a receber a herança serão os descendentes do falecido. Nesse caso, os descendentes não são apenas os filhos, mas todos os integrantes da linha, sem limitação: filhos, netos, bisnetos, etc.
Se na época do casamento, o cônjuge falecido já tinha patrimônio, talacervo individual deve ser dividido igualmente entre o cônjuge sobrevivente e os filhos. Por exemplo: na hipótese do falecido ter 2 filhos, seu patrimônio individual será dividido em 3 e cada um dos filhos e sua esposa receberá 1/3.
O novo Código Civil, que entrou em vigor em janeiro de 2003, incluiu, em seu artigo 1.