A Brinquedoteca não tem limitações quanto ao público alvo a ser atendido, mas, sua presença na escola contribui e muito como espaço fundamental para o desenvolvimento das brincadeiras lúdicas, com diversidade de propostas e objetivos ilimitados e flexíveis, atendendo aos interesses e a realidade do ambiente de inserção ...
Conforme CUNHA E VIEGAS, 2004, a brinquedoteca hospitalar é de extrema importância para a compreensão e aceitação da doença e para a evolução do tratamento por parte da criança e os objetivos da brinquedoteca compreendem: preservar a saúde emocional da criança; preparar a criança para lidar com situações difíceis ...
Opte por móveis para brinquedoteca com bordas arredondadas, o que evita machucados e acidentes; Invista na decoração lúdica e criativa, utilizando acabamentos coloridos e/ou temáticas com personagens infantis; Revista o chão com pisos para playground, como os emborrachados e de grama sintética.
A brinquedoteca hospitalar atua, também, como uma facilitadora da comunicação entre profissionais da saúde, as crianças e seus familiares, pois propicia tranquilidade, descontração, descanso e aumento da segurança.
Técnica usada para fazer com que a criança compreenda a necessidade de determinados procedimentos de Enfermagem e participe do seu tratamento. O brinquedo terapêutico é usado para aliviar a ansiedade gerada por procedimentos atípicos para a criança, desenvolvidos no hospital.