De modo geral, a Teoria do Conhecimento tende a priorizar temas ligados à origem, limites e natureza de temas considerados cognitivos, ou seja, ocupa-se em entender, estudar e validar o conhecimento, a possibilidade de existência do conhecimento e quais os fundamentos, origens e valores.
Alguns filósofos concluíram não ser possível atingir o conhecimento certo e seguro. Essa possibilidade de conhecimento foi, também, defendida pelo seu representante, Pirro. Esta descrição se refere a (ao): (A)Verdade.
O contributo da ciência para a sociedade é inquestionável, na medida em que possibilita avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e muitos outros, melhorando a qualidade de vida das populações e enriquecendo as sociedades intelectual e culturalmente.
O Racionalismo é uma corrente filosófica que traz como argumento a noção de que a razão é a única forma que o ser humano tem de alcançar o verdadeiro conhecimento por completo. ... Ele defende que é preciso duvidar de todo conhecimento adquirido para conseguir alcançar a razão absoluta.
O progresso do conhecimento científico é cumulativo porque sempre soma novas verdades e é sistematizado porque pressupõe uma organização, uma unificação que coordena o conhecimento já existente e as novas hipóteses, que suscitam métodos para investigar o ainda desconhecido.