É normal suar quando se está calor, durante a prática de atividades físicas ou em certas situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo. Porém, a sudorese excessiva ocorre mesmo sem a presença de qualquer desses fatores. Isso porque as glândulas sudoríparas dos pacientes são hiperfuncionantes.
O suor excessivo também pode ser um sinal de alerta para doenças metabólicas, lesões neurológicas e problemas hormonais. “Pode estar relacionado a diabetes, alterações da glândula tireoide, alterações do sistema nervoso e infecções. Nesses casos, é preciso procurar um endocrinologista e/ou um neurologista”, diz a Dra.
Suar bastante faz bem para a saúde e é uma das formas de cuidar de todos os tipos de pele! Além de ajudar na produção de colágeno, que deixa a pele mais firme e com menos marcas. Estudos recentes também dizem que o suor tem substâncias que aceleram a regeneração da pele.
Algumas das mais comuns incluem:
Distúrbios do sono A sudorese noturna pode ser um problema para quem sofre de outras complicações na hora de dormir, como insônia ou apneia. Normalmente, quem tem esse problema costuma apresentar sonolência durante o dia e pressão alta, além de acordar abruptamente no meio da madrugada.
Suor excessivo nos pés pode ser hiperidrose? A hiperidrose é uma condição que afeta de 1% a 3% da população. Ela acontece quando há produção exagerada de suor por conta de glândulas sudoríparas superativas. Pés suando em excesso pode estar relacionado com a hiperidrose plantar.
Pegue bicarbonato de sódio e misture com um pouco de água até que fique com uma textura semelhante a uma pasta; Passe nas axilas e deixe agir por cerca de 5 minutos; Repita esse processo três vezes ao dia durante 1 semana e verá os resultados!
Como parar de transpirar nas axilas de forma excessiva
Como tirar o cheiro de suor das axilas
6 dicas para evitar a transpiração nas axilas
A médica conta que, para esses casos, as causas podem ser diversas, desde a obesidade, menopausa, uso de antidepressivos, alterações endócrinas, ingestão de certas comidas condimentadas e até ansiedade. Por isso, é tão importante procurar um dermatologista para saber qual o seu agente motivador e o melhor tratamento.
Vinagre branco e bicarbonato de sódio
O bicarbonato aumenta a fricção e ajuda remover a mancha. Deixe agir por 5 minutos e em seguida enxague em água corrente. Em casos onde o desodorante formou uma pasta dura, enxágue com água morna. Depois de remover a mancha de desodorante, lave normalmente na mão ou coloque na máquina com o sabão de sua preferência.
Uma solução caseira e muito eficiente de como tirar mancha de desodorante de camisa é misturar uma colher de bicarbonato de sódio com suco de um limão. Estenda a peça sobre uma mesa e aplique a mistura diretamente na mancha, esfregue e deixe agir.
Não é à toa que é uma misturinha caseira muito usada para retirar manchas em geral - e a de desodorante não é exceção. A melhor forma de aplicá-la é colocando o bicarbonato na área afetada e só então acrescentar o vinagre. Depois, esfregue, enxágue e coloque para lavar.