A utilização da madeira em grande escala se deve à razão entre a sua resistência e o seu peso que são altos, por isso é um excelente material de construção. Possui propriedades como durabilidade e solidez que são essenciais para estruturas resistentes.
No caso de madeiras destinadas a auxiliar na construção civil, caso da madeira serrada para vigas, caibros e tábuas, os tipos mais utilizados incluem: Peroba-Rosa, Rosadinho, Itaúba, Angico-Preto, Eucalipto e Taipá.
A madeira é um material naturalmente resistente e relativamente leve, por isso é frequentemente utilizada para fins estruturais e de sustentação de construções. Está presente em quase todas as etapas das obras de construção civil.
A estrutura de madeira pode ser utilizada em qualquer tipo de construção, exceto naquelas em que a estrutura fica exposta a intempéries sem proteção ou em contato com o solo (o uso nessas condições é possível com tratamentos químicos como o CCB).
Existem diversas opções para a construção do seu pilar de madeira! Um bom exemplo é o zimbro de Bennet, a acácia-bastarda e pau-d'arco são ótimas opções para a construção do seu pilar.
Vantagens e desvantagens do uso de madeira Tem uma baixa massa volumétrica e resistência mecânica elevada. Em relação ao concreto, apresenta a mesma resistência a compressão e dez vezes mais resistência a flexão, além da resistência ao corte. Não se desfaz quando submetida a choques bruscos que podem provocar danos.
Vantagens do uso de estruturas em madeira
Desvantagens
Portanto, o que mais prejudica o consumo da madeira são fatores como: falta de transparência na relação entre fornecedor e consumidor, desconhecimento técnico e preconceito atávico sobre os inúmeros benefícios que a madeira proporciona ao usuário de uma construção que a tenha elegido como matéria-prima principal.