Composta por cidadãos-soldados, a falange hoplita foi a mais perfeita manifestação da sociedade grega clássica no campo de batalha. Um dos melhores soldados de infantaria do mundo antigo, os hoplitas dominaram os combates por séculos até serem suplantados pelos legionários romanos, melhor organizados.
Os guerreiros gregos, conhecidos como "hoplitas", eram bastante vistosos. Iam para a batalha em armadura de bronze colada ao corpo ou de linho coberta com escamas, protetores bucales de bronze chamados "torresmos" e um capacete de bronze. ... Embaixo da armadura, o guerreiro usava um chiton azul ou vermelho.
Os hoplitas, seguindo o modelo de cidadania grego da época, eram voluntários que tinham que comprar seu próprio equipamento. Os treinamentos militares aos quais os futuros hoplitas se submetiam variavam de cidade estado para cidade estado.
A Revolução Hoplítica foi um período de intensas transformações na estrutura militar da pólis ateniense por volta de 700 a.C. Ocorreu quando os membros da infantaria hoplita - vindo daí o nome de "Revolução Hoplítica" - passam a ter mais eficiência do que a minoria aristocrata que monopolizava o Exércitoateniense.
Ocorre quando os membros da infantaria hoplita - vindo daí o nome de "Revolução Hoplítica" - passam a ter mais eficiência do que a minoria aristocrata que monopolizava o Exército ateniense. ...
Clístenes
Cécrops
Esses povos foram responsáveis pela formação cultural da cidade de Atenas. Foi erguida na península de Ática, tendo os pelágios como primeiros povoadores, foram assimilados pelos invasores aqueus, eólios e jônios; porém atenunses consideravam apenas os jônios como ancestrais.
A partir disso Atenas passou a ser considerada a cidade de maior importância da Grécia. ... Atenas pode ser considerada como um centro cultural irradiador da estética, da filosofia e da arte para o mundo antigo. Importantes filósofos do período eram atenienses, como Sócrates.