Secundidade é a segunda das categorias da experiência; é a categoria da ocorrência, da existência, em contraposição a primeiridade, que corresponde a categoria do Ser.
(1.
Semiótica é o estudo dos signos, que consistem em todos os elementos que representam algum significado e sentido para o ser humano, abrangendo as linguagens verbais e não-verbais. ... Desta forma, estuda como o indivíduo atribui significado a tudo o que está ao seu redor.
Os recursos semióticos servem ao interesse do autor/ escritor (fazedor de signos) para que este possa construir a sua unidade comunicativa, que pode ser um comercial. Em um vídeo publicitário, a linguagem, as imagens, as cores, os movimentos, a música, trabalham integralmente na construção do significado do texto.
Os planos da linguagem na semiótica discursiva surgem nesse contexto, quando Greimas designa como significado a significação ou as significações recobertas pelo significante, em que a existência de um elemento pressupõe o outro e atribui que a significação independe da natureza do significante pela qual se manifesta.
RESUMO: Para a Semiótica Discursiva, o percurso gerativo de sentido refere-se ao plano de conteúdo de um texto e preocupa-se com o modo como o sentido nele é construído.
A Semiótica expõe que a produção de sentido em um texto se dá por meio do Percurso Gerativo do Sentido, dividido em três patamares: o Nível Fundamental, o Nível Narrativo e o Nível Discursivo, que, nesta ordem, partem do mais simples e profundo ao mais complexo e superficial, por meio da enunciação.
Essa parte da teoria da narrativa é conhecida como percurso narrativo, ou percurso do sujeito. ... Entende-se por sujeito tudo aquilo relacionado a personagens, e em torno dele gira a ação.