O ligamento longitudinal anterior atua reforçando o contorno anterior dos discos intervertebrais, durante o levantamento de objetos pesados e limitando a extensão da coluna, fato que é particularmente importante na região lombar, onde o peso do corpo tende a acentuar a curvatura normal da região.
Anatomia óssea da coluna Região cervical: 7 vértebras (C1 a C7) Região torácica ou dorsal: 12 vértebras (T1 a T12 ou D1 a D12) Região lombar: 5 vértebras: (L1 a L5) Região sacral: 5 vértebras fundidas (S1 a S5)
O ligamento longitudinal anterior é considerado uma cinta bem larga, resistente e anterior aos corpos vertebrais e discos intervertebrais que fixa e cobre os mesmos. Este sai do osso occipital e vai até a base do sacro.
Calcificações ligamentares pré-vertebrais são calcificações dos ligamentos na coluna, popularmente conhecidas como "bicos de papagaio". Elas resultam de alterações estruturais deste mesmos ligamentos por várias causas, podendo serem elas inflamatórias, infecciosas ou degenerativas.
O ligamento longitudinal posterior encontra-se superiormente ao áxis e continua com as fibras da membrana tectória. Ele se liga às superfícies posteriores dos corpos vertebrais e se estende do áxis ao sacro, dentro do canal vertebral.
Ligamento amarelo é uma estrutura formada de tecido adiposo que se localiza entre o periósteo e a dura-máter. Nas punções lombares com o objetivo de se realizar a anestesia peridural, é o atravessar do ligamento amarelo pela agulha que indicará estar no Espaço Peridural, aonde deverá ser feita a anestesia.
Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – cervical (pescoço), com sete vértebras; – torácica (tronco), com doze vértebras; – lombar (região da cintura), com cinco vértebras; – sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; O cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco ...
O axis possui um processo espinhoso, diferentemente do atlas que não possui. Sendo que este processo é bifurcado. Por último não podemos deixar de citar o arco vertebral e o forame vertebral. O osso sacral é a fusão das 5 vértebras sacrais no adulto.