Sulfato de Atropina é indicado para o bloqueio temporário de efeitos muscarínicos graves ou potencialmente letais, por exemplo, como um antisialogogo, um agente antivagal, um antídoto para intoxicação por organofosforados, carbamatos ou cogumelos muscarínicos, e para tratar bradicardia sintomática.
O sulfato de atropina é a substância ativa dos medicamentos com os nomes comerciais acima expostos. O sulfato de atropina é um alcaloide natural da beladona e possui ação anticolinérgica e antiespasmódica.
A expressão "nome de fantasia" nada tem a ver com as características químicas ou farmacológicas dos medicamentos. São criados mais em função de uma identificação comercial dos produtos. Nome químico é o nome do composto indicado como substância ativa (responsável pela ação farmacológica) presente no medicamento.
Medicamentos genéricos Na embalagem dos genéricos há uma tarja amarela contendo a letra “G” e a inscrição “Medicamento Genérico”. Como esse tipo de medicamento não tem marca, o que o consumidor lê na embalagem é o princípio ativo do medicamento.
Os medicamentos possuem como função prevenir, curar, diagnosticar ou diminuir os sintomas de uma determinada doença.
A COMPOSIÇÃO DOS MEDICAMENTOS O componente responsável pelo principal efeito é denominado fármaco, droga, princípio ativo, substância ativa ou medicamento. Além do componente responsável pelo principal efeito, outros são necessários para facilitar a administração (ver "formas de apresentação dos medicamentos").
Exemplos de medicamentos de origem animal são a heparina e o captopril. A indústria farmacêutica vem buscando o desenvolvimento de rotas sintéticas para a obtenção destes medicamentos.
Em 1832, a ideia de produzir um medicamento em laboratório veio à luz. O químico alemão Justus von Liebig, foi o primeiro a mostrar que certos elementos minerais - nitrogênio, fósforo e potássio - era necessários para que as plantas vicejassem. Em outras palavras, descobriu como funcionavam os fertilizantes.
No Brasil, o surgimento da farmácia teve início com os Jesuítas, criadores das primeiras boticas, mas esse comércio se intensificou com a vinda da Família Real. Foram abertas, então, escolas de farmácia e os primeiros farmacêuticos foram graduados em 1900.
Agora vamos conhecer melhor cada remédio para memória e concentração e algumas substâncias naturais: