A rinite alérgica é uma doença atópica que se caracteriza por uma inflamação da mucosa nasal (do nariz), da qual resultam sintomas como a obstrução nasal (“nariz entupido”), prurido ou “comichão no nariz”, espirros, entre outros, como veremos adiante com maior detalhe.
A rinopatia alérgica é uma síndrome caracterizada por obstrução nasal, prurido nasal, coriza e crises esternutatórias (espirros em “salva”)1.
A rinite alérgica é causa por fatores genéticos ou ambientais. Existem muitas substâncias comumente no meio ambiente que são consideradas alergênicas e costumam potencializar os sintomas da rinite. No entanto, as que mais predominam na população em geral são a poeira doméstica, o pólen e alguns alimentos.
Alguns anti-histamínicos que podem ser usados para tratar a rinite alérgica são a loratadina, que pode causar sono e a desloratadina, ebastina ou bilastina, por exemplo, que são anti-histamínicos que geralmente não provocam sonolência.
A homeopatia para sinusite é um desses tratamentos. O Oscillococcinum, quando indicado por especialista, pode ajudar no aumento do estímulo do sistema imunológico, promovendo o equilíbrio para que o próprio corpo se defenda quando, de fato, atacado (leia mais sobre Homeopatia para Imunidade aqui).