As implicações clínicas desse fato são que, como a dentina é removida, tanto mecanicamente pelo profissional como por processos patológicos, a dentina remanescente torna-se mais permeável porque apresenta canalículos com maior diâmetro, e a dentina torna-se mais fina, aumentando, assim, a difusão.
A remoção da dentina afetada por cárie nas paredes circundantes também é realizada com instrumentos cortantes manuais, e quando necessário, com brocas esféricas de tamanho compatível ao da cavidade, montadas em baixa rotação.
O procedimento é feito da seguinte maneira: com a ajuda de uma furadeira, o dentista fura o esmalte do dente para retirar de lá toda a cárie, limpando bem a região afetada.
A remoção da dentina cariada é executada através do uso de instrumentos manuais, do tipo curetas ou colheres de dentina bem afiadas e de tamanho proporcional à lesão de cárie (Fig. 2.
Broca Jet Carbide FG Alta Rotação 5 – Labordental Indicação: É uma broca de alta rotação indicada no preparo cavitário, corte em profundidade, remoção de tecido cariado e pediatria.
Classe III complexa (M,V,L) – bisel feito apenas na vestibular (ponta afilada com forma de vela é melhor) Inserção da resina – primeira camada de esmalte translucido na palatina para criar um suporte, em seguida dentina do corpo, por fim, última camada de esmalte na vestibular; Características do preparo – preparo ...
A broca multilaminada de 30 lâminas é indicada para o acabamento inicial em restaurações de resina composta e amálgama, esmalte e preparos em geral.
Usar brocas de carbide novas e de pequeno calibre para a remoção do amálgama.
Restaurações em Amálgama A restauração em amálgama deve seguir alguns passos para seu sucesso. Esses passos podem ser chamados de Tempos de Cristalização do Amálgama. 4. Tempos de Cristalização doAmálgama Deve-se considerar a: trituração; inserção; condensação; Brunidura pré-escultura; escultura.
Em tudo que pode derreter ou danificar, usaremos os desinfetantes de alto nível: os Glutaraldeíodos e o Ácido peracético.
Existem vários tipos de serras copo, para madeira, metal, plástico, alumínio, alvenaria, cerâmicas e porcelanatos. Estas brocas consistem numa coroa em que a parte externa, dependendo do tipo, poderá ser dentada ou diamantada, com uma broca no meio que serve para dar início ao furo a ser realizado.
Entenda os tipos de brocas:
Quais os diferentes tipos de brocas?