EQST

O Que A Automedicaço?

O que é a automedicação?

É o ato de tomar remédios por conta própria, sem orientação médica. A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas pode trazer conseqüências mais graves do que se imagina.

Qual o problema da automedicação?

A falta de conhecimento a respeito de um medicamento pode também levar ao uso de substâncias que causam alergia. Algumas reações alérgicas podem ser graves e desencadear até mesmo a morte. Além desse problema, o uso de medicamentos por conta própria pode causar uma melhora falsa nos sintomas.

Como funciona a busca por remédios quais os perigos da automedicação?

Outra preocupação em relação ao uso do remédio refere-se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro. O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, consequências como: reações alérgicas, dependência e até a morte.

O que é automedicação e se essa prática vem acontecendo em nossa sociedade?

A automedicação é entendida como a seleção e uso de medicamentos para tratar doenças ou sintomas percebidos pelas pessoas sem a prescrição ou a supervisão de um médico ou dentista5.

Quais fatores podem dificultar o desenvolvimento do hábito de tomar medicamentos apenas com indicação médica?

Os 7 motivos para não tomar remédios sem orientação médica são:

  • Desenvolvimento de superbactérias. ...
  • Mascarar sintomas. ...
  • Danificar o fígado e os rins. ...
  • Aumentar o risco de hemorragias. ...
  • Provocar efeitos colaterais. ...
  • Causar dependência. ...
  • Prejudicar a gravidez ou lactação. ...
  • Como interpretar a cor da tarja nas embalagens dos medicamentos.

Qual a maneira correta de tomar remédio?

“Os medicamentos devem ser tomados com água. Evite tomar com leite, sucos, refrigerantes ou bebidas quentes como café e chá”, explica a farmacêutica Sônia Cipriano, diretora do Serviço de Farmácia do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da USP. “A água não altera o efeito dos medicamentos.

É melhor tomar remédio antes ou depois de comer?

De fato, tomar remédios com o estômago vazio (pelo menos uma hora antes das refeições ou duas horas após ingerir alimentos) pode garantir absorção mais rápida e completa da medicação. Em contrapartida, o jejum facilita a intolerância gastrointestinal caso o remédio em questão possua teor de acidez muito elevado.

Como contar os dias para tomar remédio?

Na receita médica está escrito “tomar 1 comprimido, por via oral, a cada 8 horas por 7 dias”. Vamos entender o que foi prescrito: 8/8 horas = três vezes por dia = 1+1+1 = 3 comprimidos por dia. 3 comprimidos por dia x 7 dias (de tratamento) = TOTAL = 21 comprimidos.

O que acontece se eu tomar muito antibiótico?

Além disso, o uso abusivo de antibióticos — ou de qualquer outro medicamento sem prescrição médica — pode mascarar sintomas de algumas enfermidades, dificultando o diagnóstico e tratamento correto, bem como provocar efeitos colaterais de maior expressão, como úlceras, gastrites ou mesmo hemorragias digestivas.