“Uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão clara e rápida do conteúdo e das conclusões do trabalho” (ABNT, 2011, p. 4). O abstract é uma versão do resumo em inglês. Mas não é uma tradução direta e literal.
As regras de formatação e apresentação são as mesmas: parágrafo em modo justificado e palavras-chave ao fim. Recomenda-se que o resumo tenha entre 150 e 500 palavras. A abertura deve trazer o tema geral da pesquisa. Em seguida, registram-se os objetivos e os métodos utilizados para obtenção e análise de dados.
O abstract deve ser seguido das palavras-chave representativas do conteúdo do trabalho, separadas entre si por ponto; Sugere-se utilizar ente três e seis palavras-chave.
O resumo deve começar com uma frase que contenha o essencial do documento original, evitando repetir as palavras do título. Deve incluir unicamente os pontos significativos, ser claro e conciso, evitando comentários periféricos e generalidades.
O primeiro passo corresponde a escolha do material para a criação da arte. Com algumas canetas esferográficas, papel sulfite, lápis e uma boa ideia, é possível criar um material interessante. Ele explica que depois de separar todos os utensílios, o profissional deverá escolher a sua frase.