A rotina de quem faz enfermagem é basicamente tratar de diferentes pessoas e fazer a diferença no bem-estar delas, ou seja, o enfermeiro tem contato direto com o paciente, muitas vezes mais do que o médico, e isso faz com que a profissão tenha um caráter humano intenso e a possibilidade de trabalhar empatia.
A Enfermagem tem como objetivo desenvolver a proteção, a promoção, a recuperação e a reabilitação da saúde humana. O curso de Enfermagem procura, além de manter a saúde dos pacientes, fornecer habilidades para que os alunos possam atuar na recuperação da saúde humana e na prevenção de doenças.
De modo geral, o foco de quem se forma em Medicina é diagnosticar as doenças e indicar o tratamento mais adequado para cada pessoa. Quem fez Enfermagem, por sua vez, fica responsável por acompanhar o tratamento, o que faz com que passe muito mais tempo com o paciente do que o próprio médico.
O curso de Enfermagem pertence às Ciências Biológicas e é oferecido em grau de bacharelado e licenciatura. ... Os primeiros semestres do curso são mais teóricos, com disciplinas como Anatomia, Bioquímica, Biofísica e Introdução às Práticas de Enfermagem. Nos anos finais, as atividades têm foco na prática da profissão.
Confira abaixo as principais disciplinas do curso técnico em Enfermagem:
Este profissional presta assistência a pacientes de média e alta complexidade, deve seguir as orientações dos enfermeiros e pode realizar atividades como: preparar a medicação e calcular a dosagem, esterilizar utensílios para cirurgias, coletar material para exames e preparar o paciente para exames ou cirurgias.
“Para assumir uma postura ética é preciso compreender o que move as pessoas no trabalho, mas também o que as comove, ou seja, os valores e sentimentos que dão a elas um senso de unidade e de identidade, em suas dimensões humanas. ...