De acordo com as resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF) n 573/2013 e 616/2015, o farmacêutico pode atuar profissionalmente nos estabelecimentos de saúde estética, realizando procedimentos que demandem pela aplicação de técnicas de origem estética e pelo uso de recursos terapêuticos.
O farmacêutico pode atuar na pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade de novos medicamentos e produtos de beleza e bem-estar em indústrias do ramo farmacêutico e cosmético.
A Biomedicina Estética no Brasil
Sua formação irá depender de com quais procedimentos estéticos deseja atuar, uma esteticista pode apenas realizar procedimentos manuais, já uma biomédica esteta pode realizar procedimentos injetáveis e alguns procedimentos manuais também.
Segundo os Conselhos de Biomedicina, o profissional poderá incluir habilitação por ter concluído curso de pós-graduação (Lato ou Stricto sensu) desde que este seja concluído em Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC e com carga horária mínima de 360 horas. Prova de Título de Especialista.
R$ 2.
Em geral, os Biomédicos Embriologistas precisam ter vasto conhecimento teórico e prático de biologia reprodutiva humana, embriologia, infertilidade e tecnologia de reprodução assistida, além de estar sempre atualizados sobre a legislação e normas vigentes.
A estimativa dada pelos médicos é que a chance de um teste positivo logo na primeira tentativa de inseminação artificial varia de 15% a 20%. Porém, tais chances podem variar de acordo com cada caso, por isso é de extrema importância que esse casal procure por uma clínica especializada para tal tratamento.
A Fertilização In Vitro é uma técnica que consiste na coleta dos gametas para que a fecundação seja feita em laboratório e depois na transferência desses embriões de volta para o útero materno. O método foi usado pela primeira vez na Inglaterra em 1978 e foi trazido ao Brasil em 1983.
A fertilização in vitro é um método que deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar que conta com ginecologista, embriologista e urologista para poder abordar todas as áreas que envolvem problemas de fecundação em homens e mulheres.
Em geral, a probabilidade de gravidez de gêmeos na Fertilização In Vitro é de 20% a 30%. Na população geral é de aproximadamente 12%. Isso acontece porque, para aumentar as chances de sucesso da Fertilização In Vitro, o procedimento padrão é a transferência de mais de um embrião para o útero da paciente.
Os gêmeos acontecem na mesma família devido a predisposição genética mas existem alguns fatores externos que podem contribuir para uma gravidez gemelar, como tomar um remédio que estimula a ovulação ou através da fertilização in-vitro.