As fases da revolução industrial compreendem os diversos momentos desde o início do avanço do processo industrial, que começou na Inglaterra no século XVIII. Está dividida em três fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.
→ Primeira Revolução Industrial: de 1760 até meados de 1850; → Segunda Revolução Industrial: entre 1850 e meados de 1945; → Terceira Revolução Industrial: meados de 1950 até os dias atuais.
A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, no século XVIII (1780-1830). ... A Segunda Revolução Industrial começou por volta de 1870. Mas a transparência de um novo ciclo só se deu nas primeiras décadas do século XX. Foi um fenômeno muito mais dos Estados Unidos que dos países europeus.
Resposta. A primeira revolução industrial desencadeou uma nova série de tecnologias, principalmente a industrial e teve como referencia a Máquina a vapor. A segunda envolveu uma série de desenvolvimentos dentro da industria química. Já na terceira houve a junção entre o conhecimento cientifico.
As principais invenções dessa fase que modificaram todo o cenário vivido na época foram: a utilização do carvão como fonte de energia; o consequente desenvolvimento da máquina a vapor e da locomotiva; desenvolvimento do telégrafo, um dos primeiros meios de comunicação quase instantânea.
Entre as várias descobertas e invenções realizadas durante a Segunda Revolução Industrial estão: novos processos de fabricação do aço, permitindo sua utilização na construção de pontes, máquinas, edifícios, trilhos, ferramentas etc; ... invenção dos meios de comunicação (telégrafo, telefone, televisão e cinema);
A principal característica da Revolução Industrial foi a criação do sistema fabril mecanizado, isto é, as fábricas passaram da simples produção manufaturada para a complexa substituição do trabalho manual por máquinas. ... As condições para o desenvolvimento da indústria estavam nesse país.
Durante a Segunda Revolução Industrial, os métodos de fabricação e produção existentes foram aprimorados. Por exemplo, o aço substituiu o ferro no setor de construção. Era forte e barato. ... O aço também facilitou a construção de navios, arranha-céus e pontes maiores.
Entre os avanços promovidos pela Segunda Revolução Industrial, também se inclui uma revolução pela qual passaram os meios de transporte. Foi nesse período do desenvolvimento econômico em que houve a adoção dos navios e trens a vapor, e, posteriormente, a invenção do automóvel e do avião.
As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...
- processo de universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais, previstos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão; - fim dos privilégios e dos resquícios do feudalismo na França; - queda do absolutismo na Europa; - separação entre os poderes legislativo, executivo e judiciário.
Universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais. Fim dos privilégios e dos resquícios do feudalismo na França. Início da queda do absolutismo na Europa. Separação entre os poderes legislativo, executivo e judiciário.
3-) Como é retratada a classe trabalhadora no filme? Use trechos do filme. R: A classe trabalhadora é retratada com pessoas em condições desumanas e, ainda assim, não ganhavam o suficiente para sustentar nem a si e nem a sua família.