O levantamento de peso olímpico – também conhecido como LPO – é uma modalidade esportiva na qual se caracteriza pela execução de dois movimentos: o arranco (snatch) e o arremesso (clean & jerk).
No arranque, o praticante deve tirar a barra do chão e colocá-la acima da cabeça, em um movimento sem pausas. Já no arremesso, que é um movimento dividido em duas partes, o participante tira a barra do chão, leva até a altura do pescoço (Clean) e depois arremessa para cima da cabeça (Jerk).
O Levantamento de Peso possui dois tipos de provas:
O halterofilismo ou a halterofilia, levantamento de peso(s), ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um desporto em que o atleta tenta levantar o maior peso possível, do chão até sobre a cabeça, numa barra em que são fixados pesos.
Isso é halterofilismo, quanto você pensa na carga. Já no fisiculturismo, o certo seria diminuir a carga e não roubar: fazer o movimento correto, de forma contínua e sem pegar impulsos, para isolar somente o músculo desejado. Dessa forma não se pensa na carga mas sim no músculo trabalhado.
A - Durante a disputa, três árbitros avaliam as tentativas de levantamento de peso. A bandeira branca significa que o movimento foi válido, e a vermelha, inválido. A bandeira branca significa que o movimento foi válido, e a vermelha, inválido. ...
Regras. Os atletas executam um movimento chamado supino, deitados em um banco. Cada competidor tem três tentativas. O maior peso levantado é considerado como resultado final.
A divisão dos atletas no halterofilismo é feito pelo peso corporal dos atletas. ... As categorias de peso são: Masculino as categorias iniciam em até 49 kg e vão até +107 kg (10 categorias). Já no Feminino inicia na categoria até 41 kg, e vai até 86 kg (10 categorias).
O atleta deve fazer o levantamento de peso em dois momentos: arranco e arremesso. Ele tem três tentativas para conseguir executar o objetivo, ou seja, levantar o maior peso possível. Arranco: A barra deve ser levantada acima da cabeça num único movimento (sem pausa).
O halterofilismo entrou no programa paraolímpico em 1964. Atualmente, também podem competir atletas com paralisia cerebral, lesão medular, amputados (somente amputados de membros inferiores). ... Os atletas devem abaixar a barra até o peito, mante-la estática e depois subir a barra até a extensão total dos braços.
O objetivo do halterofilismo é levantar o maior peso possível do chão até a cabeça. Em competições, cada atleta tem três oportunidades de erguer uma barra.
O primeiro representante brasileiro foi Marcelo Motta, em Atlanta. Já em Sydney, o país contou com Alexander Whitaker, João Euzébio e Terezinha Mulato. Para a competição, os atletas são divididos em categorias conforme o peso corporal, assim como no halterofilismo convencional.
A prática esportiva do levantamento de peso começou no fim do século 19. A primeira escola foi fundada em Viena, na Áustria, por Wilhem Turk, campeão do esporte na cidade. Depois foram surgindo as federações, as primeiras foram na França e na Rússia.
em 1964
A primeira escola de levantamento de peso, no entanto, só surgiu no século 19, na Áustria. Antes disso, a prática se tornara popular como apresentação de circo na Europa e nos Estados Unidos. Em 1887, há registros de concursos de levantamento de peso disputados na Áustria.
Levantamento de peso olímpico (LPO) ou halterofilismo, é um desporto cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, em uma barra em que são fixados pesos.
De acordo com a mitologia grega, os jogos teriam se iniciado na antiga Grécia por volta de 2500 a.C. em homenagem ao deus Zeus, pai de Hércules, o idealizador das competições. ... Os Jogos Olímpicos sempre foram realizados em clima de paz.
O ator e atleta islandês Hafthor Bjornsson, que fez o personagem Montanha na série Game of Thrones, quebrou o recorde mundial de levantamento terra, uma das modalidades do levantamento de peso, ao erguer 501 quilos.
Em 8 de novembro de 2008, Kennelly conquistou o recorde mundial no supino fazendo 1 075 libras (487,5 kg), usando uma camisa de supino, durante o Pride Strength Wars realizado em Kennewick, organizado pela United Powerlifting Association (UPA).
A média de preensão das mulheres foi de 31,4 kgf no lado dominante e 29,3 kgf no lado não-dominante; nos homens, foi 43,6 e 41,2 kgf, respectivamente (p