Um pacote de 1 kg de arroz tem em média 50000 grãos de arroz. A unidade de medida indicada no problema é a grama, o prefixo m significa mili e vale 10⁻³, já o prefixo k significa quilo e vale 10³, então 1 mg = 10⁻³ g e 1 kg = 10³ g.
A unidade padrão de massa no Sistema Internacional de unidades (SI) é o quilograma (kg). O quilograma é definido com base na constante de Planck, cujo valor é 6,62 × 10−34 m2kg/s. Anteriormente, a massa de um cilindro padrão de platina iridiada era utilizada como correspondente a 1 quilograma (1 kg).
Calcular com medidor: Mas se o arroz for servido como prato principal (risoto, galinhada), a quantidade para uma pessoa é de 1/2 xícara de chá de arroz cru, aproximadamente 100 g. Lembrando que o arroz quase triplica seu tamanho após o cozimento, então 100 gramas de arroz cru equivalem a 260-280 gramas de arroz cozido.
Calculando a quantidade do arroz Prepare aproximadamente 50 gramas de arroz (cru) por pessoa. Quando cozido o arroz triplica o seu peso, ou seja, 50 gramas de arroz cru serão equivalentes a 150 gramas de arroz cozido.
Conheça o conversor de medidas de culinária
Se o arroz for servido como acompanhamento, uma pessoa sozinha come cerca de 1/4 xícara (chá) de arroz cru — o que corresponde a cerca de 90 g. Mas se o arroz for servido como prato principal, calcule cerca de 1/2 xícara (chá) de arroz cru por pessoa — o que equivale a cerca de 180 g.
A grande desvantagem é ser um alimento refinado, ou seja, possui apenas carboidrato, sem vitaminas, minerais e fibras. Não é o indicado para ser consumido no dia a dia.
Para substituir o arroz e o macarrão nas refeições e diminuir a quantidade de carboidratos da alimentação, pode-se utilizar a quinoa, o amaranto, a batata doce e o espaguete de abobrinha, alimentos que podem ser adicionados a diversas preparações, como massas, sopas, saladas, sucos e vitaminas.
Na Low Carb você não precisa de arroz!
Os cereais como o arroz integral, grão de bico, feijão, lentilhas, entre outros, também não são considerados low carb. Apesar de apresentarem baixo índice glicêmico (digestão lenta) todos esses cereais apresentam quantidade muito grande de carboidratos, não sendo considerados low carb.
Na dieta low carb, são 40% ou menos. A regra é priorizar os carboidratos integrais, como os do arroz integral, e reduzir os refinados, como arroz branco, massas brancas, doces, refrigerantes e alimentos processados. Esse segundo grupo é o mais ligado ao ganho de peso.
O arroz parboilizado é uma boa opção para quem deseja emagrecer. A melhor opção, no entanto, ainda é o integral. A quantidade de fibras e o baixo índice glicêmico (diferente do arroz branco, que tem um alto índice) ajudam no funcionamento do intestino e na sensação de saciedade.