O DPOC acomete principalmente fumantes, apenas cerca de 1/3 das pessoas com a doença nunca fumaram. Além do tabagismo, a exposição a gases tóxicos são os principais fatores de risco. Se você fuma ou fica muito exposto à fumaça, fique atento! Caso tenha algum problema respiratório, procure seu médico.
DPOC: oito cuidados que o paciente deve ter ao se exercitar
Sintomas: O principal sintoma de enfisema é a falta de fôlego ou a sensação de não estar inalando ar suficiente. A pessoa pode visitar o médico inicialmente porque sentiu falta de ar durante uma atividade, mas à medida que a doença progride esse sintoma pode ficar presente todo o tempo.
Sinais e sintomas de enfisema pulmonar Tosse, respiração difícil, e produção crônica de muco são sintomas comuns, mas o principal sintoma de enfisema é a falta de ar ou a sensação de não estar inalando ar suficiente.
O enfisema pulmonar pode ser identificado a partir da observação do aparecimento de sintomas relacionados ao comprometimento do pulmão, como respiração rápida, tosse ou dificuldade para respirar, por exemplo.
O Enfisema Pulmonar não tem cura, mas tem tratamento e, portanto, o diagnóstico precoce é fundamental. Na consulta, o médico fará uma avaliação clínica e analisará os resultados de exames como Raio-X e/ou Tomografia Computadorizada (que oferece grande capacidade de visualização de alterações nos pulmões).
Como é o tratamento