Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.
Esterilização é a eliminação ou destruição completa de todas as formas de vida microbiana, sendo executada no próprio hospital através de processos físicos ou químicos. Desinfecção é o processo que elimina todos os microorganismos ou objetos inanimados patológicos, com exceção dos endosporos bacterianos.
A desinfecção deve sempre anteceder a esterilização, pois a redução de microorganismos inicialmente facilita o processo de esterilização. O processo de esterilização é suficientemente eficaz e dispensa a limpeza previa.
Os agentes químicos desinfetantes comumente utilizados em nosso meio são os álcoois, compostos clorados, formaldeído, iodóforos, peróxido de hidrogênio, ácido peracético, compostos fenólicos e quaternário de amônia.
O processo de esterilização pode ser feito por meio de quatro métodos que englobam a técnica:
Sendo assim, para higienização de superfícies de apoio e utensílios, recomenda-se utilizar álcool 70%. ... basta aplicar nos utensílios, equipamentos e superfícies e deixar evaporar, sem necessidade de enxágue.
Apesar dessa combinação soar como um poderoso desinfetante, saiba que os dois produtos não devem ser misturados. ... O álcool isopropílico evapora com muita rapidez e tem grande poder desinfetante e antisséptico, porém, é bastante inflamável e jamais deve ser misturado com a água sanitária.
Quando misturada com desinfetantes, ela pode ocasionar o surgimento das cloraminas, substâncias supertóxicas que não devem ser inaladas e nem entrar em contato com a pele (podem gerar alergias e inflamações).
Lucy Mizael ensina uma mistura infalível para a maioria das manchas com uso de álcool líquido, sabão em pó e bicarbonato – medidos em uma xícara, cada um – para colocar os trajes de molho e se livrar da sujeira.
Como usar: não use os dois juntos de jeito nenhum! Use apenas ou água sanitária, ou amônia e derivados. Basicamente, tenha como regra não misturar ingredientes de limpeza, mesmo que eles sejam naturais como o bicarbonato e o vinagre.
Vinagre Não Combina com Bicarbonato de Sódio, Soda Cáustica e Água Oxigenada. Junte vinagre e bicarbonato de sódio e você terá o ácido carbônico, que em seguida se decompõe em dióxido de carbono. Isso assusta, pois a mistura logo gera bolhas e pode facilmente gerar uma explosão dentro de um recipiente fechado.
Além de ser usado diretamente na limpeza doméstica, o bicarbonato pode ser um ingrediente diferencial nas receitas de sabão caseiro, conferindo um poder de limpeza ainda maior ao produto.