Entre os principais benefícios relacionados ao ensino religioso, estão o aprendizado de uma ferramenta para a resolução de questões de cunho moral, comportamental, ético e que envolvam a sociedade. Além de ser possível aprender muito sobre a paz e justiça entre os indivíduos.
O que é o Ensino religioso: Ela é uma disciplina que se caracteriza pela busca da compreensão das diferentes formas de religião, explorando temas de seu interesse de maneira interdisciplinar, através de atividades que estimulem, sobretudo, o diálogo e o respeito entre religiões.
Resposta: Os valores nas aulas de um ensino religioso tem como base mostrar a moral divina segundo os juízos da divindade, mostrando que elas são maiores e melhores que a moral humana segundo os juízos da humanidade, por este fator não tem como ensinar somente valores e morais humanas.
A educação religiosa apresenta elementos de uma cultura e a busca pela santidade, que não necessariamente necessita ser seguido como ir para a igreja etc. ... Uma sociedade escolarizada tem a educação como pilar central não só nos investimentos para a formação do indivíduo como no crescimento social e econômico.
A nova Constituição Federal diz: "O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas oficiais de grau primário e médio." A emenda constitucional número 1/1969 mantém a mesma redação da Constituição de 1967.
A diversidade representa a união dessas pluralidades, convivendo em harmonia, com respeito ao que é diferente e, sobretudo, visando a uma sociedade mais justa. Dessa forma, conceito de diversidade pode andar lado a lado com qualquer tipo de instituição.
Resumo. A religião sempre exerceu forte influência no comportamento humano e no cotidiano da sociedade, permanecendo nos dias atuais e sendo compartilhada entre pares, envolvendo difusão de princípios, valores e normas de conduta doutrinária.
As ideias religiosas das pessoas estão fragmentadas, vagamente conectadas e dependem do contexto; como em todos os outros domínios da cultura e da vida. As crenças, afiliações e comportamentos de qualquer indivíduo são atividades complexas que têm muitas fontes, incluindo a cultura.