crossorigin="anonymous">
Significado de Assistemático adjetivo Que não possui nem segue sistema; sem organização, programação, estruturação, método; desorganizado. Que não pertence a um sistema; que não segue normas, regras; caótico. Etimologia (origem da palavra assistemático). As + sistemático.
A educação sistemática segue um padrão, ou seja, um sistema que auxilia no procedimento de ensino. Já a educação assistemática é algo como a educação informal, ou seja, não segue padrões como na instituição escolar formal.
Sem organização ou ordem; desorganizado, desordenado: projeto ametódico.
verbo transitivo direto Ordenar os elementos organizadamente: sistematizar dados. Colocar alguma coisa em ordem ou de acordo com um sistema: sistematizou as regras estabelecidas pelo chefe. Reduzir a doutrina ou ideologia (circunstâncias, fatos, pontos de vista etc.): Hegel sistematizou proposições dialéticas.
“A sistematização é um conceito que vem sendo cunhado para designar uma forma metodológica de elaboração do conhecimento. Assim, sistematização é mais do que organização de dados, é um conjunto de práticas e conceitos que propiciam a reflexão e a reelaboração do pensamento, a partir do conhecimento da realidade”...
O que é: São atividades destinadas à sistematização de conhecimentos das crianças ao fixarem conteúdos que estão sendo trabalhados. Em relação à alfabetização, são os conteúdos relativos à base alfabética da língua ou ainda às convenções da escrita ou aos conhecimentos textuais.
A sistematização é o momento no qual os estudantes são convidados a (re)construir o conhecimento em torno do tema. ... Na avaliação os estudantes podem refletir os caminhos que trilharam, os avanços em termos de conhecimento e conhecimentos que ainda precisam adquirir em torno do tema estudado.
Para Falkembach (1995), sistematizar é transformar a própria experiência em objeto de estudo; desconstruir e reconstruir ordenadamente as práticas de educação, organização e promoção social; construir conhecimento coletivamente; constituir-se num processo radical; e promover mudanças na prática e em seus agentes.
Chamaremos de ensino estruturado aquele cujas aulas são previamente planejadas, ou estruturadas, e colocadas à disposição dos alunos. ... Como ensinar é orientar o aprendizado, pode-se dizer que essa sistematização é uma orientação antecipada da aprendizagem com o objetivo de auxiliar o aluno a estruturar o conhecimento.
Para a sistematização, pode ser elaborada uma ficha-padrão, na qual são aglutinadas as respostas de todos os questionários. As questões abertas devem ter suas respostas transcritas e sistematizadas nos aspectos mais importantes.
Corpo da sistematização: Aqui em um ou vários capítulos, se examina criticamente cada um dos trabalhos escolhidos para a apresentação, resumindo os conteúdos, ressaltando os principais resultados e os nexos entre eles, analisando também o texto publicado e propondo, se pertinente, outras abordagens.
Uma das principais características do conhecimento científico é a sistematização, pois consiste num saber ordenado, ou seja, formado a partir de um conjunto de ideias que são formadoras de uma teoria. Outro fator que caracteriza o conhecimento científico é o princípio da verificabilidade.
O conhecimento científico é o conhecimento produzido a partir de atividades científicas, envolvendo experimentação e coleta de dados, sendo seu objetivo demonstrar, por argumentação, uma solução para um problema proposto, em relação a uma determinada questão. ... Este conhecimento pode ser dividido em tácito e explícito.
Entre outras características inerentes ao conhecimento científico, destaca-se o fato de ser: racional, objetivo, factual, analítico, comunicável, acumulativo, explicativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica.
Conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria. exemplos : 1) As vacinas que imunizam contra doenças.
Os Diversos Tipos de Conhecimento
O conhecimento científico compreende as informações e fatos que são comprovados por meio da ciência; O conhecimento filosófico nasce a partir das reflexões que o ser humano faz sobre questões subjetivas; O conhecimento teológico, ou religioso, é o baseado na fé religiosa, acreditando que ela detém a verdade absoluta.
O conhecimento científico é um saber disciplinado que se alcança por meio de critérios como a observação, a experimentação e a crítica. Logo, a ciência é uma especialidade de pensamento – ela só é produzida a partir de pesquisas feitas por cientistas treinados.
Uma das principais características do conhecimento científico é a sistematização, pois consiste num saber ordenado, ou seja, formado a partir de um conjunto de ideias que são formadoras de uma teoria. Outro fator que caracteriza o conhecimento científico é o princípio da verificabilidade.
As características do Espírito Científico são: Criatividade Intelectual: um cientista rompe com o real aparente, experimenta-o por meio de novas vias, levanta hipóteses aparentemente utópicas, usando assim o que chamamos de criatividade.
A ciência se forma com base em três pilares: a observação, a experimentação e as leis. Assim, a partir desses componentes, o conhecimento científico é pautado na teoria, junto à prática e a técnica.
-A ciência tem um objeto de estudo específico. -Usa uma linguagem rigorosa ou uma linguagem científica. -Usa métodos e técnicas específicas de investigação. -Processo cumulativo do conhecimento.
Como atividade regular, ela se define por um conjunto de atividades orientadas e planejadas na busca pelo conhecimento. Contudo, a pesquisa científica difere-se de uma simples pesquisa rotineira, seja no âmbito escolar ou em qualquer outra esfera da sociedade.
A ciência moderna é caracterizada, majoritariamente, pelo racionalismo exacerbado, alinhado com técnicas de biotecnologia, o que tem permitido uma maior rapidez dos experimentos e novas descobertas científicas.
Brahe. A Ciência Moderna, isto é, a ciência que conseguiu articular o método de observação e experimentação com o uso de instrumentos técnicos (sobretudo o telescópio e o microscópio), começou a se desenvolver, propriamente, na Europa do século XVI.
- A ciência moderna nasceu e se desenvolveu segundo a concepção de um saber especulativo baseado sobre um critério de verdade, buscando em uma nova teoria uma representação definitiva da realidade.
Para muitos autores, o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência. Os métodos que fornecem as bases lógicas ao conhecimento científico são: método indutivo, método dedutivo, método hipotético-dedutivo, método dialético, método fenomenológico, etc..
Os dois traços que marcam a ciência moderna são a geometrização do especo, isto é, a substituição, pelo espaço homogêneo e abstrato da geometria euclidiana, da concepção de um espaço cósmico qualitativamente diferenciado e concreto, o espaço da física prégalileana; e o outro traço é a destruição do cosmo e, ...
Resposta: Resposta:Ciência Antiga, desenvolvida pelos gregos, possui uma característica mais teórica. A intenção dos antigos gregos era conhecer a natureza, mas sem interferir nela. Por se distanciar da ação sobre o conhecimento produzido, a Ciência Antiga mostra-se como uma ciência teorética.
Para a ciência grega o movimento natural(movimento não perturbado) segue uma trajetória retilínea; mas para a ciência grega o movimento natural (isto é, inerente à natureza), e portanto perfeito, seguia a trajetória do círculo.