Mais de 150 sintomas foram relacionados à tensão pré menstrual, sendo os principais: irritabilidade, tensão, depressão, cefaleia, mastalgia, dor nas pernas, compulsão por doces etc., que começam dias antes da menstruação, melhorando rapidamente com seu início.
Sintomas do transtorno disfórico pré-menstrual
Alteração nos hormônios estrógeno e a progesterona é responsável pelo incômodo. Alguns dias antes do início da menstruação você começa a sentir enjoo, mal estar, dores de cabeça e intolerância à luz e ao barulho.
Para tratar a TPM, que é a síndrome da Tensão Pré Menstrual, existem medicamentos que ajudam a aliviar tanto os sintomas de irritabilidade e tristeza, como fluoxetina e sertralina, e os sintomas de dor e mal-estar, como o ibuprofeno ou ácido mefenâmico, mais conhecido como ponstan, por exemplo.
As mulheres, em alguns momentos do ciclo menstrual, podem sentir mais ansiedade, irritabilidade e alterações de humor, por causa do desequilíbrio hormonal. Quando o estrogênio se excede, enquanto a taxa do hormônio predominante, progesterona, se desequilibra, existe uma tendência elevada para a depressão.
Durante a fase pré-menstrual, a flutuação de ambos os hormônios quebra o equilíbrio que mantém o cérebro em 'estado de alerta'. Assim, a mente fica submersa em uma espécie de nebulosa, que pode piorar em casos de estresse severo. Dessa forma, sentimentos de melancolia, tristeza e momentos de choro aparecem.
O próprio atraso da menstruação e a hipótese de uma possível gravidez não planejada, na maioria das vezes, gera mais ansiedade e nervosismo, atrasando ainda mais o ciclo. Isso ocorre, porque o estresse provoca alteração na região do cérebro responsável pelo controle dos hormônios que regulam os ciclos menstruais.
Nos dois primeiros dias de menstruação, o organismo se ressente da pouca quantidade de estrogênio, hormônio que, entre outras funções, prepara o corpo para a gravidez e protege as células nervosas. O resultado é a contração do útero, fadiga e as famosas cólicas.
A Tensão Pré Menstrual, conhecida como TPM, são alguns sintomas psicológicos e físicos que aparecem no período anterior, cerca de uma ou duas semanas, à menstruação. A duração dela varia de mulher para mulher, podendo desaparecer logo no primeiro dia do fluxo menstrual ou durar até o fim dele.
Menstruação: dias 1 a 4 do ciclo menstrual Considerando a fisiologia feminina, ela ocorre cerca de 14 dias depois da ovulação do ciclo anterior – ou, em outras palavras, a menstruação acontece alguns dias depois do período fértil.
Coisas importantes a saber: A dor nos seios é um sintoma pré-menstrual comum que ocorre normalmente de cinco a dez dias antes do início da menstruação. A dor cíclica nos seios faz parte do ciclo menstrual e geralmente não é motivo de preocupação.
As chances de engravidar durante a menstruação são muito baixas. No entanto, ainda é possível engravidar no caso de você ter relações sexuais sem contraceptivo. Você fica mais fértil quando ocorre a ovulação, cerca de 10 a 16 dias antes da próxima menstruação.
Embora seja quase impossível engravidar fora do período fértil, existe uma chance mínima de isso acontecer, especialmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação. Depois da ovulação, a gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou as trompas de falópio, não podendo ser fecundado.
Em mulheres que têm um período menstrual regular, a ovulação ocorre por volta do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias, e o período fértil acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data.
No entanto, uma forma de saber quando é o período fértil em caso de ciclo irregular é anotar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.