As unidades mais utilizadas para o trabalho com a massa de uma matéria são:
O peso é a força gravitacional sofrida por um corpo na vizinhança de um planeta ou de outro corpo celeste de massa significativa. Enquanto força, o peso é uma grandeza vetorial. Portanto, apresenta intensidade, direção e sentido.
a) O peso é calculado pela massa do corpo multiplicada pela aceleração da gravidade local.
Para calcular a força peso, utiliza-se a seguinte fórmula:
Forças de campo: atuam independentemente do contato, e em geral dependem da distância entre os corpos. Por exemplo: força peso (depende do campo gravitacional da Terra), força elétrica, força magnética.
Forças de campo: aquelas que agem sobre os corpos sendo que o corpo que exerce a força não se encontra em contato os outros, por exemplo, a força peso, força magnética, dentre outras.
Força resultante – é a soma do resultado de todas as forças aplicadas num corpo.
A força resultante é o somatório de todas as forças aplicadas sobre um mesmo ponto. Desse modo, para calcular a força resultante sobre um corpo, devemos somar as forças que são aplicadas na mesma direção e sentido e subtrair as forças que estão em sentido contrário.
A segunda lei de Newton, também conhecida como princípio fundamental da dinâmica, afirma que a força resultante que atua sobre um corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração.
Forças em direções perpendiculares, conhecido também ortogonais
Resposta: O valor da força contrários é em módulo 1600 N.
14.
Resposta. Força resultante deve ser igual a 0, pois quando não há força não há aceleração e com isso o corpo permanece em MRU.
o módulo da força resultante necessária para manter um objeto em movimento em movimento retilíneo e uniforme é: a) zero.
→ Resultante de vários vetores Para encontrarmos o módulo desse vetor, somamos as componentes x e y de cada um dos vetores a, b, c, e d, e, no fim, aplicamos o Teorema de Pitágoras.
O módulo de uma força diz respeito à sua intensidade; a direção diz respeito às direções nas quais as forças se aplicam (horizontal e vertical, por exemplo); cada direção, por sua vez, apresenta dois sentidos: positivo e negativo, esquerda e direita, para cima e para baixo etc.