A socialização é um processo essencial para a formação humana, visto que é a partir dela que conseguimos estabelecer laços sociais, construir e modificar a sociedade. É através da socialização que construímos nossa identidade, sendo influenciados de diferentes formas.
O controle social é a participação da sociedade na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão.
02) A polícia e o judiciário são instituições que exercem controle social de tipo formal e são próprias de sociedades complexas. 04) A religião é uma importante instituição de controle social, devido a sua alta eficiência na definição de comportamentos socialmente aceitos.
Os Aparelhos Repressivos correspondem às seguintes instituições: Governo, Administração, Exército, Polícia, Tribunais, Prisões, etc. Já os Aparelhos Ideológicos do Estado correspondem aos aparatos religiosos, escolares, familiares, legais, políticos, sindicais, culturais e os de informação.
Entende-se por controle social o conjunto de mecanismos de intervenção que cada sociedade ou grupo social possui e que são usados como forma de garantir a conformidade do comportamento dos indivíduos.
O Conselho de Saúde será composto por representantes de Usuários, de Trabalhadores de Saúde, do Governo e de Prestadores de Serviços de Saúde, sendo o seu Presidente eleito entre os membros do Conselho, em Reunião Plenária.
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.